sábado, 10 de setembro de 2011

The Outlaws - Ghost Riders (O bom e velho Southern Rock)



Muitas vezes, quando se fala de Rock ou quando se pergunta para alguém, em uma roda de conversa, qual é a banda preferida da galera ou de uma pessoa em particular, você escuta  nomes de bandas como AC/DC, Black Sabbath, Metalica, Iron Maiden,  Deep Purple, Whitesnake, Motorhead, Judas Priest, Pink Floyd, The Doors, Nirvana  etc... Mas isso não é de se estranhar, afinal essas são bandas clássicas desse meio.  E com isso na maioria das vezes lembramos de estilos mais voltados para o Rock Clássico, o Heavy Metal e o Hard Rock, ou às vezes aparece um Power, um Trash ou um Black Metal, principalmente quando se trata de uma geração mais nova.


Porém existe um estilo que eu particularmente acho que se encontra meio apagado entre os roqueiros “anônimos” (fãs de rock) em nosso país, quando comparado aos outros! Estou falando do velho e saudoso Southern Rock, aquele estilo com influências mais do que presentes de Country em suas bases. Eu sei que existem fãs deste estilo, de bandas como Lynyrd Skynyrd, mas muitas vezes são “desconhecidas” principalmente pela geração mais nova!  Para falar a verdade acho que esse é um estilo que foi pouco disseminado no Brasil e as bandas mais conhecidas entre nós devem ser o Lynyrd Skynyrd o ZZ Top e o Allman Brothers Band. Porém existem muitas outras bandas extremamente competentes nesse gênero como Blackfoot, The Marshal Tucker Band, Eric Sardinas, Wer Willi, The Black Crowes, The Outlaws e muitas outras! É exatamente por causa da última banda citada que estou aqui mais uma vez... Mais especificamente por causa de seu disco Ghost Riders!




The Outlaws é uma banda de  Southern Rock formada em Tampas na Florida no inicio dos anos 70, mais especificamente em 1972, seu começo de carreira foi conturbado e poderíamos dizer que sua trajetória profissional também o foi! De inicio a banda apresentava a seguinte formação: Hughie Thomasson (vocais e guitarra), Henry Paul (vocais e guitarra), Frank O’Keefe (Baixos), Monte Yoho (Bateria), e em 1973 entra Billy Jones na terceira guitarra para completar o time que em 1975 lançaria o seu primeiro disco auto-intitulado The Outlaws que não por acaso é um ótimo disco! Mas é em 1980, após varias mudanças na banda, que o The Outlaws lança seu grande sucesso, o álbum intitulado Ghost Riders! No período entre seu homônimo e esse disco a banda veio novamente a sofrer mudanças drásticas, e nesse trabalho clássico a formação contava com: Hughie Thomasson, Freddie Sallem (ex-The Chambers Brothers) nos vocais e guitarra, Rick Cua no baixo e David Dix na bateria! 


Mesmo com tantas mudanças de line up o The Outlaws não se abalou e continuou a lançar excelentes obras, Ghost Riders é a obra prima da banda que comprova isso! Poder-se-ia dizer que este álbum é uma excelente representação de puro Southern Rock, com melodias e composições excelentes, com solos alucinantes e um clima bem característico do velho estilo sulista! E apesar de toda competência sonora,  seus integrantes não satisfeitos com as excelentes faixas apresentadas, fizeram uma versão da musica Ghost Riders (Jonhy Cash) e colocaram para abrir o disco no que pra mim é a melhor versão da música! Destaque para a faixa título, e as músicas Devils Road e I Can’t Stop Loving You. Mas o resto do disco também é ótimo. Um daqueles que da vontade de escutar de novo e de novo! Diria que é um disco que não pode faltar na coleção dos apreciadores do estilo! Ghost Riders In the Sky!


Seguem dois videos para quem não conhece a banda. O primeiro é a versão da banda para Ghost Rides e o segundo é uma versão ao vivo de Devils Road.










Isso é somente uma ponta do que é essa banda maravilhosa de Southern, sua biografia é um pouco extensa, então disponibilizo um link de outro site com a biografia inteira para os interessados! 




 Valeu meus amigos, ate a próxima. 


Abraço! 

3 comentários:

  1. esse post me fez lembrar do CCR

    ResponderExcluir
  2. Acho que CCR seria o Creedence Clearwater Revival, né? Banda de sucessos imortalizados. Muito boa a lembrança!

    Obrigado pelo comentário! Pena não ter deixado seu nome...

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Se CCR for o Creedence, ta aí uma banda que merece nossa atenção ainda! Quem sabe não venha uma resenha por aí de algum álbum como Bayou Coutry ou Willy e The Poor Boys etc mais futuramente!

    Abraço! Continuem participando, para nós é uma honra e satisfação!

    ResponderExcluir