sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Split Sepultura/Overdose: O Grande Começo



Ontem, por uma série de fatores, acabei voltando 26 anos no tempo, até o magnífico ano de 1985. Não, não vou falar do primeiro (e inigualável) Rock in Rio, apesar dele ter o maior peso neste "magnífico" atribuído aquele ano. Em minha memória estava o primeiro trabalho discográfico de duas bandas brasileiras que viriam a conquistar o Mundo: Sepultura e Overdose.

Estamos falando de uma época na qual não havia CD, nem DVD e muito menos BLu-Ray. Os discos eram os famosos LP's, bolachões pretos, flexíveis, que eram registrados nos dois lados: tinha o lado A e o lado B. Estranho, né molecada? Mas era assim. E naquele tempo, pela tradicional falta de grana e falta de investimento das grandes gravadoras, começaram a surgir pequenos selos interessados no grande, porém até então desconhecido, público de Rock. Muita vontade, muita disposição, muita criatividade, mas quase nenhum dinheirinho. Este era o cenário. Para superar os obstáculos as gravadoras e bandas começaram a recorrer a uma estratégia muito interessante: "temos o lado A e o Lado B? Então... uma banda de cada lado!" Era o  Split LP. Você comprava um LP e levava pra casa duas bandas. Era bem legal.

E foi com um split LP que as bandas Sepultura e Overdose debutaram para o grande público Brasileiro. Mas antes de chegar aí preciso contar rapidinho uma outra história. Serei muito breve. Prometo!

1980, local: Belo Horizonte MG. Este foi o primeiro ano de existência da loja de discos Cogumelo, especializada em Rock. Cinco anos depois a Cogumelo resolve se aventurar e lançar o selo Cogumelo Records, que produz muita coisa boa até hoje. Qual foi o primeiro trabalho da Cogumelo Records? O Split Album Sepultura/Overdose. Ou seja: todo mundo "virgem", bandas e selo.

Aquele bando de malucos cabeludos se internaram no JG Estúdio (BH) e em dois dias gravaram e mixaram tudo, em uma mesa de 8 canais (desvende esta mágica, Mister M)! E lá produziram uma obra prima do Rock brazuca. A recepção por parte do público surpreendeu a todos. Como gota d'água caindo em solo ressecado, o LP sumia das prateleiras das lojas especializadas tão logo chegavam. As capas (sim, uma pra cada lado), eram já obras de arte. O som potente e muito competente que se ouvia ao tocar o disco, além de balançar a galera de primeira, deixava ainda aquele gostinho de "Yes, We Can!". Eu era moleque... bem moleque... mas me lembro muito bem quando cheguei na casa do meu amigo Sandro e ele me mostrou o disco perguntando: "Já ouviu isso"? Depois destes anos todos eu ouvi poucas ou quase nenhuma vez aquelas músicas. Mas para dar a idéia do quanto me marcou, até hoje eu sei a letra de Anjos do Apocalipse... "Quando o primeiro anjo/ sua trombeta tocou/ fogo e sangue pela Terra se lançou..."


Lado Overdose: Século XX

"Anjos Do Apocalipse" - 10:02
"Filhos Do Mundo" - 06:04
"Século XX" - 05:03


Formação:

Bozó - vocal
Cláudio David - guitarra solo
Ricardo - guitarra base
Fernando Pazzini - baixo
Hélio Eduardo – bateria









Lado Sepultura: Bestial Devastation


"The Curse" - 00:39
"Bestial Devastation" - 03:06
"Antichrist" - 03:46
"Necromancer" - 03:52
"Warriors Of Death" - 04:07


Formação:

Max "Possessed" Cavalera - Vocals/Guitar
Jairo "Tormentor" Guedz - Guitar
Paulo "Destructor" Pinto Jr. - Bass
Igor "Skullcrusher" Cavalera - Drums











Bem... era isso que eu ouvia com meus 12 anos de idade. Depois eu tento falar um pouco, principalmente da Overdose, que apesar do sucesso que fez e faz lá fora, aqui não teve o reconhecimento que sempre mereceu.

Grande abraço,

Marcelo Oliveira


6 comentários:

  1. Não conhecia essa historia de duas bandas em um LP. Muito legal o post.

    ResponderExcluir
  2. Pois é! E este não foi o único Split que rolou naquela época. Num outro dia quero falar de outro que marcou muito, com as bandas Dorsal Atlântica e Metalmorphose (1984, se não me engano).

    Beijão

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. opaopa! faltou o Wagner Antichrist ai no Bestial! wmawawhuawh! cara! vc é foda! poucas pessoas falam dessa obra de arte! vc ta de parabéns! e cmo o marcelo oliveira disse! eu tenho esse slipt! mas em cd! qm me dera ter em vínil! ABS a málaria de plantão!

    ResponderExcluir
  4. Cara, valeu pelo post. Muito legal relembrar a história no metal nacional.
    Queria fazer uma contribuição também.
    Havia fãs do Sepultura que eram muito radicais e que não gostavam do Overdose e chegaram a riscar todo o lado desta banda. Assim, com o lado do Overdose totalmente danificado, só podiam escutar o Sepultura. Se vocês ouvirem os arquivos disponibilizados pelo Marcelo, vão notar que os estilos eram bem diferentes.
    Outras duas informação interessantes: o Bestial foi relançado com o Morbid Visions, o segundo disco do Sepultura, em um único CD. Ah, a logo do Sepultura no Bestial foi feita pelo próprio Max
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Grande Maurício!!!

    Valeu pelas informações adicionais!

    Essa parada de riscar o disco rolou mesmo... o que era uma grande babaquice, porque são duas grandes bandas. Mas fã é fã... hahahaha

    Não sabia dessa parada da Logo, que foi feita pelo Max! O cara mandou bem... =)

    Grande Abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse classico do metal nacional (por acaso autografado pelo Overdose) foi feito na epoca uma tiragem de 500 copias apenas.edição pra colecionador nenhum por defeito.

    ResponderExcluir