segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ainda há Rock no Rock in Rio?




Vem aí mais um Rock in Rio. Seria um enorme desrespeito dizer que não haverá Rock por lá. Desrespeito não com a organização do evento, mas com bandas do peso de Metallica, Motorhead, Red Hot Chilli Peppers e Slipknot, dentre outras. Se for pensar direito, olhar direitinho, vai ter Rock pra cacete! Isso é fato!

Mas então por que existe um certo mal estar pairando no ar? Por que a galera Rockeira está com um pé atrás com esta edição do Festival? É muito fácil encontrar pessoas reclamando abertamente da programação e clamando por mais Rock. Por que? Vou me atrever a tentar explicar a coisa como eu vejo. É só a minha opinião. 

Toda vez que é anunciada uma nova edição do Rock in Rio é inevitável, para mim, voltar no tempo e lembrar do começo de tudo isso. Meu termo de comparação é sempre o primeiro e inigualável Rock in Rio. E foi justamente nesta comparação que pude perceber as razões para o quadro atual de descontentamento.  Assim como na atual edição, em 1985 também foram chamados grandes nomes do Rock e grandes nomes de outros gêneros (especialmente Pop). A grande diferença é que 1985 as estrelas do Rock eram as principais atrações do evento. Toda badalação, toda expectativa do público e toda atenção da mídia estavam voltadas para as bandas de Rock. Hoje, diferentemente, tudo isto está mais voltado para atrações que não fazem parte do cenário rockeiro. É quase como se o Rock tivesse passado de dono da casa a convidado ilustre. Faz sentido, então, que os fãs do Rock estejam enciumados.


Público presente no primeiro Rock in Rio 
Além disso, o Festival de 1985 tinha um perfil completamente diferente daquele que encontramos na edição de 2011. Existia um quê de novidade e ousadia na proposta que naturalmente emprestava ao festival uma cara muito mais Rockeira. A idéia inicial foi tratada como completa loucura no início e foi necessária muita coragem por parte do Roberto Medina para fazer aquilo tudo acontecer (o mérito deve ser dado quando é devido). O Mundo jamais tinha visto um evento como aquele. Nada tão grande, nada que demandasse tanta organização e tanto esforço. E tudo isto num país que até então estava completamente fora dos grandes circuitos de turnês. A grande sacada do Medina foi perceber que só o Rock teria energia suficiente para fazer toda esta engrenagem se mover. E deu certo! Contra a opinião de muitos (havia inclusive uma “profecia” de Nostradamus que, diziam, previa uma grande catástrofe com a morte de muitos jovens no evento), o Rock in Rio foi um gigantesco sucesso e mostrou ao mundo que o Brasil tinha, sim, público e estrutura para acolher grandes espetáculos.

Ingresso do primeiro Rock in Rio

Passados 26 anos, o cenário é completamente outro. O Rock in Rio se tornou uma grande marca. Sinônimo de sucesso garantido. O Brasil é agora quase que passagem obrigatória para as megas turnês. Paralelo a isto, o cenário do Rock se dividiu em tantos sub gêneros, e com tanta hostilidade entre eles, que infelizmente não há mais nomes de consenso com força para atrair multidões de tribos diferentes como fizeram Iron Maiden, Queen, AC/DC e Scorpions. Diante disso, a opção estratégica da organização do evento foi trazer alguns “pesos pesados” do Pop atual para garantir o grosso do público e povoar a periferia com grandes nomes do Rock.  Fizeram certo? Bem, o evento é deles e eles fazem o que bem entenderem.  Paga o ingresso e vai lá quem quiser. 

O que eu tiro disso tudo é que enquanto os rockeiros estão fechadinhos nos seus guetos, falando mal uns dos outros, o Pop está aí, deitando e rolando. Ficaremos sempre em segundo plano. É isso mesmo que queremos?

Grande abraço!

Marcelo Oliveira


14 comentários:

  1. De fato, kerem nos deixar em 2 plano! Realmente,n desejamos q Lady Gaga ou Justin Bieber(outros do gênero...)estejam em primeiro!!! Metallica, Red hot...estes sim merecem!!! Mas, que o evento ainda renderá cm alguns grandes nome do rock'n'roll,renderá! Mariiah Karoline De fato, kerem nos deixar em 2 plano! Realmente,n desejamos q Lady Gaga ou Justin Bieber(outros do gênero...)estejam em primeiro!!! Metallica, Hed hot...estes sim merecem!!! Mas, que o evento ainda renderá cm alguns grandes nome do rock'n'roll,renderá! Mariiah Karoline

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com cada palavra sua. É percebível a diferença do 1° Rock in Rio com o evento de agora. O rock dos tempos de agora estão constantemente se distanciando da sua origem. E o que era gostoso de se ouvir, passa a ser irritante para os ouvidos. Ainda bem que Red Hot Chilli Peppers, Slipknot e Matallica; estaram para fazer a alegria da maioria. 8D
    Beijos, e parabéns pelo blog! @_theJeez

    ResponderExcluir
  3. Legal o post e concordo. Uma das diferenças que noto também é que, na década de 80, ATÉ AS MERDAS, eram melhores que hoje em dia.

    Fica 1 abraço !

    GUSTAFAH (TERRORZONE) @Gustavo_CAP

    ResponderExcluir
  4. Falo como alguém que já teve banda de rock por cerca de seis anos, e vc está de parabéns. É exatamente isso que rola no serio rock brasileiro, falta de união, os roqueiros querem e acham que suas variações roqueiras sejam maiores/melhores que as dos outros, acabando assim por prejudicar a si próprios. Muito bem justificável a inclusão do pop no evento, caso contrário, onde estaria aviabilidade para tal? Fica aqui o alerta para os amigos, fortaleçam-se, unam-se com seus amigos de outros estilos e façam o rock ser tão grande quanto nós sabemos que ele é.. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Só digo uma coisa: não tem como levar o Rock in Rio a sério depois daquela campanha "eu vou s/ droga nenhuma". Subestimaram a inteligência de quem vai pagar o ingresso. A impressão q dá é q a campanha foi criada por alguém q teve o cérebro muito deteriorado por substâncias ilícitas.

    Mas eu nem sei o q é q eu to falando, eu não vou mesmo hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, concordo plenamente com você.
    O principal objetivo do rock in rio - que era o velho e bom rock in roll - veio se perdendo devido à grande divulgação do evento e da "janela" que o rock in rio é pro mundo da música e do estrelismo.
    O fato é que não se pode misturar as coisas. E isso não significa que temos a cabeça fechada para outros estilos e sim que realmente NÃO cabe pop, axé e etc... num evento que leva o nome rock!
    E, como já disse, a culpa é da mídia que enaltece o que pra nós não passa de irrelevante... por isso digo que não será falta de respeito não aplaudirmos quem não estará lá por merecer, falta de respeito é se enganar com estilos tão diferentes e obrigar, a quem pagou caro, ouvir aquilo que não curte.

    ResponderExcluir
  7. Roberto Medina deixa de ser retardado , oque nóis queremos ér um ROCK IN RIO de verdade não essas merdas como Claudia Leite , Martinho da Vila , Shakira , Rihanna , etc e etc , nóis a galera do ROCK queremos nomes que fazem o ROCK ser ROCK como OZZY , IRON MAIDEN , BLACK LABEL SOCIETY , ETC , ai sim seria um ROCK IN RIO .

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, nós é que nascemos na época errada. Não se compara as bandas de hoje com as bandas oitentista. Vejam o Metallica, que se "atualizou" nas músicas de hj, viu que não dá certo e nos shows q fazem só tocam as músicas do "Metallica oitentista". Eu queria ter vivido naquela época.

    ResponderExcluir
  9. Tb gostei do post. Não acho que uma noite de rock seja o suficiente para o evento levar o nome de Rock in Rio.

    A frase "Passados 26 anos, o cenário é completamente outro. O Rock in Rio se tornou uma grande marca. Sinônimo de sucesso garantido." reflete o que significa o evento na atualidade, esta mais para o $$ do que para atitude.

    ResponderExcluir
  10. Só uma observação bem clara: o nome do evento é ROCK in Rio, ou seja, o próprio nome da enfase ao rock, sendo assim deveria ter uma maior cobertura, das bandas de rock, o que nesta edição está deixando a desejar.

    ResponderExcluir
  11. Pra mim, ROCK in Rio, DE VERDADE, foi só o primeirão e olhe lá. Pelo menos foi a única edição digna do nome. No segundo já começaram a "apelar' pra inclusão de artistas Pop, mas até naquela segunda edição tinha muita coisa "Pop" de EXTREMA qualidade, vide Prince e George Michael.

    Não que nessa edição não tenha, mas é que o próprio mercado da música mudou e MUITO em 26 anos. Os caras não tão interessados se o negócio é Rock, ou se é de qualidade ou não, a turma do Medina não quer nem saber disso. Querem saber do que realmente VENDE BEM ou então TÁ NA MODA pra colocar lá. Só isso explica perfeitamente porque vemos Claudia Leite e Ke$ha no Palco Mundo, Gloria no mesmo Palco e Sepultura no Palco Sunset, entre outras coisas.

    No mais, concordo plenamente com o texto. O festival é isso aí, é deles, paga e vai quem quiser mesmo.

    ResponderExcluir
  12. O Rock In Rio de 1985 foi um marco que difícilmente será superado pelas próximas gerações. É uma pena que não pude estar lá pois na época eu tinha apenas 4 anos.

    Quem pode ir, com certeza, traz a experência desse Festival espetacular na memória. Atualmente, muitas pessoas se perguntam o que aconteceu com o Rock no RIR. Como disse Marcelo no início da postagem: "Seria um enorme desrespeito dizer que não haverá Rock por lá". (ou melhor, houve...). Porém, sinto que o evento tornou-se apenas uma grande industria de marketing onde o dinheiro sempre fala mais alto. A questão do Rock, na minha opinião, não é tornar-se algo puramente comercial como a grande maioria dos artistas Pop, mas sim consequir reencontrar sua essência que têm se perdido com o tempo. É necessário mais respeito e parceria em suas diversas vertentes e mostrar que ainda existe atitude Rock N´Roll!! =)

    Ótimo texto!! Gostei muito! ^_^

    Fique com as Fadas...



    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Quero ressaltar outro importante fato sobre o Rock in Rio.
    Além de tudo o que você mesmo pontuou em seu post, Marcelo, o primeiro Rock in Rio foi uma forma de mostrar ao público do Brasil e do mundo que o nosso país não é só samba. Tem rock também!
    Uma super oportunidade para as bandas brasileiras tocarem para um público gigante e mostrar que são tão bons quanto às bandas gringas.

    O Rock in Rio desse ano, sinceramente, não entendi o propósito. Mas vi que o rock brasileiro apresentado no evento não teve chance de se apresentar como se deve.
    Falta bandas BOAS. E não bandas com nomes conhecidos e que fazem meninas pirarem...
    Faltou ROCK brasileiro no Rock in Rio.
    Essa é minha humilde opinião.

    Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. acredito que se os organizadores fosem outros , o rock'in'rio poderia ser chamado novamente como tal!!! fala serio.

    ResponderExcluir