sábado, 17 de setembro de 2011

RETRACED: Jake E Lee



Quem conhece Jake Lou Willians grita Rock aí! Bem, brincadeiras a parte galera. Apesar desse nome soar meio estranho, com certeza se você for fã de um dos maiores ícones do rock, e procurar saber da carreira de Ozzy Osborne, você ira se deparar com esse cara! 


Jake Lou Willians, mais conhecido como Jake E. Lee é aquele guitarrista que “substituiu” Randy Rhoads no Ozzy, e gravou dois grandes discos com o Madman, Bark At The Moom e Ultimate Sin! Com Bark At the Moom eles vieram até mesmo em turnê no Rock in Rio! E com esses trabalhos Jake alcançou a fama, o respeito e admiração de muitos fãs. Também não era para menos! Impulsionado por esse sucesso, o guitarrista veio a formar a “promissora” banda Badlands ao lado de Ray Gillen (que trabalhou com o Black Sabbath, Rondinelli, e no projeto Phenomena), mas o triste destino de Ray pôs fim à banda!


Jake E. Lee continuou sua carreira e gravou três discos solos, A Fine Pink Mist (1996), Retraced (2005), Running Whit the Devil (2008). Confesso-lhes que infelizmente, não escutei o primeiro e o ultimo disco de sua carreira solo. Porém Retraced, eu tive o prazer de escutar e apreciar seus belos covers! Isso mesmo, não se espante! Este álbum é todo de covers de bandas das antigas, e das boas, as quais Jake E. Lee era e parece ainda ser fã, como Grand Funk Railroad e Cactus. Apesar do disco ser todo de covers, compensa adquiri-lo, pois Jake, junto ao resto dos integrantes convidados, dão nova forma, cor e ânimo as músicas, mas sem fugir realmente de suas essências! E pela mão do guitarrista as canções recebem uma pegada mais voltada para o Heavy Metal e o Hard/Heavy, o que acaba proporcionando um clima com mais peso e suingue aos padrões sonoros do disco! E neste ritmo segue o álbum com as músicas: Whiskey Train (Procol Harem), Evil (que apesar de já ter visto ser apontada como da banda Cactus, tenho pra mim, que ela pertença a Howlin’ Wolf e Willie Dixon, e sua “criação” esta datada em 1968!), Way Back To The Bone (Trapeze), I'll Be Creepin' (Free),Guess I'll Go Away (Johnny Winter), Love is Worth The Blues (Leslie West), I come Tumblin’(Grand Funk), Woman (James Gang),  A Hard Way To Go (Savoy Brow), I Can’t Stand It (Robin Trower), Rock Candy (Montrose)! Deste modo Retraced, com sua guitarra entoando uma timbragem suja e melodiosa, confirma-se ser muito mais do que uma homenagem a antológicas bandas e um simples disco de covers!

Mais que recomendado para se pegar uma Freeway e ser feliz!







Nenhum comentário:

Postar um comentário