quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rocker Girl: Papo Com Suelen Leone

Por Marcelo Oliveira


Suelen Leone
Aqui no blog e nos papos que venho mantendo com a galera (especialmente via Twitter) venho defendendo a necessidade de diálogo entre os fãs de diferentes estilos de Rock, assim como das diferentes gerações. Penso que esta sempre foi uma característica dos rockeiros e que atualmente está sendo deixada de lado. Este diálogo é fundamental para fortalecer o Rock como um todo. Todos ganham. Especialmente a nova geração, que está aí dando os primeiros passos.

E para dar um exemplo desta nova geração, bati um papo com uma rockeira que abraçou o Rock e resolveu partilhar esta paixão, via internet, com videos de cover guitar. Talentosa e inteligente, a bela Suelen Leone tem ajudado a conquistar novos fãs para o Rock com seus videos. Confira o som dela no vídeo abaixo e depois leia nossa conversa.  Eu acho que ficou muito legal! Eis aí a nossa molecadinha, buscando seu espaço...







Marcelo - Primeiro as informações básicas: de onde é e qual a sua idade?

Suelen - sou de chapecó -sc tenho 18 anos

Marcelo - Como começou a curtir rock?

Suelen - Eu tinha uns doze anos mais ou menos, quando conheci meu cunhado, roqueiro. Ele vinha aqui em casa e trazia o violão. Via ele tocar e acabei gostando e querendo aprender a tocar guitarra. Nunca quis um violão, mas ganhei o violão primeiro e me apaixonei. Depois conheci a banda Pitty, que pela música ''Na sua estante'' virei fã. Pelo som, achei muito massa. A música mexeu comigo, aí acabei procurando outros CDS e gostei muito
.
Marcelo - E além da Pitty, o que mais você curte no Rock? Qual estilo e quais bandas?

Suelen - Além de Pitty, curto Nirvana, Guns, AC/DC... maioria clássico mesmo. Gosto de Muse, acho uma BAITA banda de rock alternativo, Legião Urbana também me influencia muito!  Green Day, adoro. Punk rock também vai bem!

Marcelo - Com tuas palavras, como você definiria o Rock?

Suelen - Complicado hein?!? Mas acho que o Rock pra mim é um refúgio, me deixa livre... é atitude. A música de alguma forma ajuda a ''viajar'' no mundo, é um estilo de vida, é tudo! O rock alivia os problemas, quando tenho algum problema, to estressada, corro pro rock e esqueço tudo (risos).


Marcelo - Você já disse que o começo da tua história com o Rock tem toda ligação com violão. Daí pra guitarra é um passo natural. Mas conte aí como foi essa passagem. Como foi em casa? Teus pais se assustaram muito?

Suelen – Ah, sim! No começo eu via meu cunhado só no violão (o forte dele é o baixo), no momento que via ele tocar acabei buscando rock, encontrando música na internet, e nas música eu ouvia a guitarra e eu queria a guitarra! (risos) Achei mais legal... amo! Ganhei o violão primeiro, do meu pai q gosta de sertanejo. Acho que meu pai achou que eu ia cair no sertanejo. Mas quando ele me viu tocando rock, aprendendo, no começo quando o som sai uma porcaria (risos), ele não gostou muito. Não falava NADA. Minha mãe dizia: ''pára com esse barulho aí''? Na verdade eles nunca apoiaram, de tanto eu encher o saco, a mãe comprou a guitarra e piorou de vez (risos). Aí agora só toco guitarra quando to sozinha em casa, ou toco baixinho. É tenso. NORMAL.

Marcelo - E os amigos? Imagino que tenha sido diferente pra eles também. Ou a tua galera sempre foi Rockeira?

Suelen - Tenho poucos amigos rockeiros. A maioria é eclético. A maioria dos rockeiros que conheço não tocam. É difícil encontrar algum músico rockeiro em Chapecó. Mas quando comecei a tocar guitarra, minhas amigas viram e gostaram muito, queriam aprender... dei aulas pra algumas, mas nenhuma levou a sério.

Marcelo - Você faz aula com alguém? Como começou a aprender?

Suelen - Fiz aula com meu cunhado no começo, tudo começou por causa dele. Mas foi só o começo mesmo, porque ele nunca tinha tempo, trabalhava muito. O básico ele ensinou. O resto aprendi na internet... vídeo aula. Quando eu o via, ele me dava umas dicas, falava oq eu tinha que melhorar e tudo, mas a grande parte foi sozinha, na internet mesmo.

Marcelo - Daí a tua forma de retribuir à internet foi gravar os vídeos e postar no Youtube? Como surgiu essa idéia?

Suelen - Exato! eu assistia vídeos aulas. Os covers da pitty por exemplo eu tirei vendo o Martin Mendonça tocar. Covers da Pitty (guitarra) tem muuuito poucos na internet. Aí resolvi fazer por diversão, nas horas livres. Mas pretendo gravar de outras bandas também. Tô gostando.

Marcelo - Como tem sido a recepção da galera? Os comentários...

Suelen - Até hoje não recebi comentários ruins, os que postam lá comentam coisas muito boas. Até meu professor recentemente viu os vídeos e gostou muito. Mas sempre tem os que gostam e os que não gostam. Normal. 

Marcelo - Eu sempre vejo, nas minhas pesquisas pelo Youtube, umas meninas (principalmente Japonesas) com vídeos de cover guitar, mas brasileiras acho que você foi a primeira que vi. Acho muito legal essa onda, porque vocês acabam apresentando o rock pra uma galerinha que não conhece ou não curte ainda. Este lance tem algum nome??? É um "movimento"?

Suelen - É realmente são poucas meninas. Acho que não tem nenhum nome, mas as mulheres de alguma forma devem mostrar que também podem sim ser roqueiras, guitarristas. Acho lindo mulher representando o rock. é demais!

Marcelo - Eu concordo! Por todos os motivos!!! (risos)

Suelen - As mulheres devem mostrar que sabem! (risos) Covers guitarra de meninas brasileiras nem sei se tem.. mas deve ter. Poooucas mas tem.

Marcelo - Você tem alguma pretensão com a música? Quer fazer disso uma profissão, se possível, ou é só curtição?

Suelen – Tenho. Minha projeção é viver de música, se possível. É difícil conseguir, mas da pra tentar, não pretendo ser famoooosa, ou algo assim. Quero fazer música. Amo... simplesmente. Seja em casa, com minhas próprias gravações, sempre quero estar fazendo musica.

Marcelo - Pra fechar, qual recado você deixa pra galerinha da tua idade ou mais nova, que está começando a ouvir rock agora?

Suelen - Se já esta começando a ouvir não pare! Porque é bom. Se pretende aprender algum instrumento, vá em frente! Porque vale a pena! A música é um refúgio e é mito bom quando podemos criar as próprias musicas e esquecer os problemas e se divertir. Rock vale a pena! Tem conquistar o espaço no rock. Eu acho difícil alguém parar de ouvir rock, né?!? Quando começa... tá feito na vida! (risos)

Marcelo - Falo em nome da "velha guarda" dos rockeiros para te dar as boas vindas. Seja muito bem vinda! E continue firme! Obrigado pelo papo!!!

suelen - Ah, obrigada mesmo! euqeu agradeço, adorei o papo! muuuito bacana! espero que o blog cresça mais e mais e mais, pq o rock nao vai acabar né, sempre vai ter roqueiros por aí...

Confira o canal da Suelen no Youtube e siga no Twitter @suelen_leone




Grande abraço!

Marcelo Oliveira







4 comentários:

  1. Como eu já disse com o meu irmão Marcelo... - "A Suelen Leone mostra grande desenvoltura nas mãos pra coisa! Eu diria que ela tem um futuro promissor!" Bem Suelen, é isso aí mesmo, você parece ser talentosa e acho que você e a guitarra estão bem afinadas, criando uma boa sintonia entre ambas! Proporcionado assim uma combinação forte entre vocês! Bem não sei, se a guitarra é apenas mais um hobby em sua vida, ou se você pretende seguir carreira de musico com o instrumento. Se a segunda opção fizer parte de seus ideias eu só tenho a lhe dizer que: Você é nova, e como já disse antes talentosa, então se você quiser e batalhar por isso, acho que sera bem sucedida em sua caminhada! Te desejo sorte em sua vida e muita felicidade com o rock 'n' roll!

    Parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. uow! >.< obrigada mesmo Vini! é bom ler isso ^^

    ResponderExcluir
  3. Pai q gosta de sertanajo é um karma pesado. Aí só c/ muito rock'n'roll q exorcisar o mal gosto paterno hahahaha

    Boa sorte c/ a guitarra, tomara q vc consiga transformar a música no teu ganha pão pq talento p/ isso vc tem.

    ResponderExcluir