quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rock Nas Telonas - 10 Filmes Para Assistir



A relação do Rock com a sétima arte é íntima e fecunda. Presença quase obrigatória nas trilhas sonoras. Mas não é só aí que o Rock marca presença, já que ele serviu de tema, ou pano de fundo, para bons e importantes filmes. Após um bom papo com o pessoal do Twitter (olha ele aí de novo!), lembramos de alguns destes filmes que apresento brevemente agora. Esta primeira lista conta com dez títulos, listados por ordem cronológica. Vamos conferir...


Jailhouse Rock - Prisioneiro do Rock (1957)

Vince Everett (Elvis Presley) é enviado para a prisão após matar um homem acidentalmente. Ele resolve cantar na cadeia e, para sua sorte, uma bela caçadora de talentos de uma gravadora o descobre como grande cantor. Vince tem a oportunidade de sair da prisão e se tornar um astro do rock.




Tommy (1975)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Walker (Robert Powell), um piloto que era dado como morto, volta para casa e pega sua mulher com o amante. Walker acaba assassinado pelo homem e seu filho vê tudo. Pressionado pela mãe e o amante, o jovem acaba ficando cego, surdo e mudo. Com o tempo, descobre-se um campeão do fliperama, e mais tarde se tornaria um dos maiores ídolos pops da história. 


Rock 'n' Roll High School (1979)

A Escola Vince Lombardi nunca mais será a mesma depois que Riff Randall (P. J. Soles), grande fã de rock n’ roll, introduzir na instituição o som de sua banda preferida, os Ramones. Para o desespero da diretora Miss Togar (Mary Woronov), seus alunos e professores resolvem cair na dança e transformam a escola num verdadeiro campo de batalha entre a disciplina e o rock.



The Wall (1982)

Um roqueiro (Pink) assistindo TV penetra em um outro mundo. Desgastado pelo meio empresarial musical e capaz de cantar nos palcos apenas com a ajuda de drogas Pink regride até a infância, onde é oprimido pela mãe superprotetora. Na escola é reprimido pelos professores por começar a escrever poemas. Então, lentamente, ele começa a construir um muro à sua volta, para se proteger do mundo exterior. O filme mostra isso num clima pesado e sombrio até o último instante, quando ele destrói o muro e se liberta.



Sid & Nancy – O Amor Mata (1986)

Uma trágica história de amor e devoção total até a morte sobre o lendário Sid Vícious, integrante do Sex Pistols, que tem sua participação menosprezada pela banda, mas levou uma vida mais agitada e fascinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e tendo eles juntos como uma droga do outro, Sid e Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970.


The Doors (1991)

A biografia de Jim Morrison e da banda The Doors, uma das mais influentes dos anos 1960. Mostra sua passagem pelo conturbado mundo do rock'n roll, onde as drogas e o sexo reinavam.






Vida de Solteiro - Singles (1992)

A história é sobre um grupo de jovens que vive em Seattle na década de 90. Às voltas com namoros, compromissos profissionais e shows de rock, eles devem aprender a levar a vida adulta.






Detroit a Cidade do Rock (1999)

Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura pelas estradas americanas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir o grandioso espetáculo.





Quase Famosos (2000)

Um fã ávido por rock'n'roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.




A Escola de Rock (2003)

Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de discilipla rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.






Lembrou de algum outro filme que não está na lista? Deixe sua sugestão aí nos comentários para uma próxima lista!

Grande abraço

Marcelo Oliveira

9 comentários:

  1. Dessa lista de filmes ai, só assisti Jailhouse Rock, Detroit Rock City e School of Rock... vou ver se acho os outros pra assistir xD

    ResponderExcluir
  2. Grande Julio!!!

    Depois que assistir aos outros filmes volta aí pra nos contar o que achou... =)

    Valeu pela visita!

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, ótimo post !

    ResponderExcluir
  4. legal cara! tem um filme também chamado Rockstar, com a banda fictícia Steel Dragon, que pegou como base para o enredo a saída do Rob Halford do Judas Priest para a entrada do Tim Ripper, que tinha uma banda tributo ao Judas, que assumiu os vocais da banda por um tempo, muito interessante também!

    ResponderExcluir
  5. Tem o The Runaways também

    ResponderExcluir
  6. Só filmaço.

    O mais paranoico: The Wall.

    O mais viajante: The Doors.

    O mais intrigante: Syd e Nancy - O amor mata.

    Os mais engraçados: Detroit Rock City e A escola de rock.

    Grande post.

    @LLArruda

    ResponderExcluir
  7. mais filmes:
    The runaways
    christiane f (não se trata de uma história de banda, mas a trilha sonora é um CD do David Bowie)
    e o recém lançado Rock Brasília – Era de Ouro que eu ainda não vi, mas parce ser muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Gostei de Assasinos por natureza, que tem uma trilha sonora severa, além de ser um filmaço.
    Marco Antonio Martire
    @MarcoAMartire
    http://obloguidomarco.blogspot.com/

    ResponderExcluir