sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OS MUTANTES - Parte I

Por Gustavo Henrique


Quando abordamos o assunto ‘’rock and roll’’ tupiniquim, não temos como deixar de fora essa banda sensacional, de estilo inovador e completamente único para a época, chamada Os Mutantes. A banda dos irmãos Arnaldo Batista (baixo, teclado, vocais), Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais) e da cantora Rita Lee é, sem dúvida nenhuma, a banda mais importante do início da história do Rock no Brasil. São pioneiros em uma série de artifícios na música nacional, tais como: distorções, orquestrações, inclusões de ritmos brasileiros ao Rock and Roll, entre outras. A influência deles na música é tamanha, que muitos músicos gringos são simplesmente fascinados pela história da banda. Quando o Nirvana esteve no Brasil para tocar no extinto festival Hollywood Rock, o saudoso Kurt Cobain pediu para ouvir discos dos Mutantes. David Byrne (Talking Heads) e Peter Gabriel são outros 2 fãs confessos do som dos Mutantes. Eu me arrisco a dizer que, se Os Mutantes fossem uma banda gringa, muito provavelmente, seriam comparados às grandes bandas da história do Rock Mundial. 

Outra característica muito marcante no som dos Mutantes é a irreverência. O Rock and Roll no Brasil, na década de 60, não passava de um mero plágio (mal feito, diga-se de passagem) do iê-iê-iê gringo. Era a época da famigerada Jovem Guarda que trazia músicas enlatadas dos USA e fazia versões tenebrosas dessas músicas. Sim amigos, o Rock and Roll antes dos Mutantes aqui no Brasil era capitaneado pelo ‘’Rei’’ Roberto Carlos... pasmem. Tudo era muito certinho, polidinho, arrumadinho, era ‘’Menina linda eu te adoro’’ pra cá, era ‘’Pobre menina, não tem ninguém’’ pra lá. Mas isso estava para mudar... 
  
O esqueleto da banda começou a ser formado em 1964, quando os irmãos Arnaldo e Sergio conheceram a cantora Rita Lee (com então tenros 17 aninhos). Depois de algumas formações e mudanças de nomes, adotaram o nome Os Mutantes, por sugestão do cantor da Jovem Guarda Ronnie Von, que na época tinha um programa de TV na Rede Record e estava lendo uma obra de ficção cientifica chamada ‘’O Império dos Mutantes’’. Talvez essa tenha sido a melhor contribuição da Jovem Guarda para o Rock Brasileiro. Em 15 de Outubro de 1966, Os Mutantes estrearam no programa e impressionaram tanto que foram convidados para fazer parte do cast permanente do programa. Em 1967, por intermédio de Gilberto Gil, conhecem o maestro Rogerio Duprat, que foi uma figura fundamental na historia da banda, não só nas fantásticas e inspiradas orquestrações, mas sim porque foi através de Rogerio Duprat, que o trio conseguiu chegar até os festivais nacionais de música que estavam em seus tempos áureos aqui no Brasil. Foi nessa época, após ter ficado em 2º lugar num destes festivais ao interpretar uma musica feita por Gilberto Gil chamada ‘’Domingo no Parque’’, que Os Mutantes assinaram com a gravadora Polydor e assim prepararam o seu debut de 1968, auto-intitulado, Os Mutantes. Disco simplesmente clássico que sintetiza o melhor que havia no Rock Brasileiro com a Tropicália que estava a todo vapor, e que conta com a colaboração de músicas escritas por artistas do porte como Caetano Veloso e Gilberto Gil (Panis Et Circensis, Baby, Bat Macumba), Sivuca (Adeus Mria Fulo), Jorge Ben (Minha Menina), isso sem contar na inspirada parceria dos irmãos Sergio e Arnaldo e da talentosa Rita Lee nas composições.



Nos próximos posts, estarei falando especificamente dos grandes discos que Os Mutantes lançaram no final dos anos 60 e durante os anos 70, onde a banda passeou pelo rock progressivo de uma maneira magistral, até o seu ‘’primeiro fim’’. Simplesmente clássicos do Rock Nacional e que merecem ser enaltecidos.




Até lá!

Gustavo Henrique


5 comentários:

  1. Esse aqui é o "Debut" (gostei do termo, irmão) do nosso camarada Gustavo Henrique aqui no Clube!!!

    E o cara chegou tirando onda, falando dos Mutantes...

    Seja bem vindo, irmão!!!

    Grande Abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. opa, mais estréia... SEJA BEM VINDO!!!!
    cara, eu li o teu texto e tive q ir caçar a musica "minha menina" p/ ouvir... não lembrava...
    abraçoooo

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal. Obrigado pelas boas vindas ! Vamos viajar pelo mundo do rock and roll com muitas informaçoes e curiosidades. Valeu Marcelo pela oportunidade.

    Pois é Rafael, Minha Menina, uma parceria do grande Jorge Ben com os Mutantes e arranjos do Maestro Rogerio Duprat, é muito massa. Essa foi regravada até por aquela banda Belle and Sebastian. Mais uma banda gringa que reverencia Os Mutantes.

    Abraço !

    ResponderExcluir
  4. Meo, FINZÁSSICO DE UM MUSIC ROCK BRAZIL DO ANOS 60? AI Ó, UNICA OPÇÃO Q VC TM É OS MUTANTES

    ResponderExcluir
  5. Com super fã de rock progressivo o que dizer dos Mutantes? Adoro tudo dos cara desde a fase da Tropicália até os épicos Tecnicolor, Jardim Elétrico, A e o Z... Ou seja, como você falou tudo antes do first end.

    Em show ao vivo, acho que de 1976, uma música feita para esse álbum de nome "Rock and roll city", tem um solo do Sérgio Dias que nunca vi guitarrista do mundo executar notas com tanta velocidade e tirá-las tão "limpas" eu quase não conseguir respirar ao ouvir pela primeira vez.

    ResponderExcluir