quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Talento de Joe Bonamassa

Por Vinicius Dio




Aproveitando o ensejo e o embalo do meu ultimo post, vou apresentar-lhes hoje o trabalho solo de um dos integrantes do Black Country Communion! Joe Bonamassa está no Social Rock Club mais uma vez pelas minhas mãos!

Vou-lhes fazer uma apresentação rápida do homem da vez...

Joe Bonamassa, nasceu em 8 de maio de 1977 em Utica, New York. Aficionado por Blues e rock inglês principalmente dos anos 60 e 70, Bonamassa logo se apaixonou pelo maior “fetiche” do rock, e precocemente começou a tocar guitarra. Pra ser mais exato Joe deu suas primeiras notas na guitarra com 4 anos, e aos 8 já estava sendo elogiado por nomes como B.B. King! Garoto prodígio, não se tem outro nome para isso!

Com todo seu talento, e impulsionado por incentivos mais que ilustres e de peso, o guitarrista foi praticamente lançado ao hall da fama! Assim, Bonamassa mostrou que seu talento de infância não era algo passageiro como catapora, ou então que era uma simples brincadeira breve de uma criança com o instrumento. Não! Ele havia mesmo nascido para fazer o que faz!

Joe Bonamassa comprovou as minhas palavras de forma concreta nos últimos 10 anos, quando ele lançou 10 discos solos, sem contar seus projetos paralelos. E todos em um alto grau de qualidade musical e altamente recomendados! Isso nos dias de hoje, meus amigos, é algo raro e surpreendente de se ver! Não é pra qualquer um não! 




Nesse ano o musico veio a lançar o seu décimo primeiro trabalho. E, como parece ser o costume de nosso amigo, trouxe-nos um excelente disco! O intitulado Dust Bowl é mais um daqueles trabalhos no bom estilo dos garotos brancos que adentraram o mundo do Blues! Com uma pegada totalmente voltada para o blues “moderno”, o álbum apresenta uma linha rentável e comercial, e nestes termos, lembrando bastante em alguns momentos Stiil Got The Blues de Gary Moore porém com um clima um pouco mais “sombrio e exótico”, também da para se ver certa influência dos trabalhos de Rory Gallagher.  Muitas outras influências e peculiaridades do compositor podem ser percebidas no disco. Com belíssimas composições de forma geral, incrementadas com solos inspirados e inspiradores, e uma voz agradável, Joe Bonamassa e cia fizeram um dos melhores lançamentos que eu escutei neste ano! É mais do que um álbum pode representar; Dust Bowl assim como os outros 10 trabalhos de Bonamassa, do ano de 2000 pra frente, desfaz o “mito” de certos pensamentos retrógrados, onde se vive ainda a ideologia de que nos tempos atuais não se faz mais boa musica nesse estilo!




Obrigado Joe Bonamassa!

Abraço! E até a próxima!
Vinicius - @SirAlghouti

2 comentários:

  1. Só uma curiosidade sobre o Bonamassa que eu não coloquei no texto! O cara coleciona guitarras desde os 13 anos e possui atualmente 215 exemplares na sua coleção. Em seu álbum "You and Me" ele usa 22 guitarras e cinco amplificadores diferentes nas 11 faixas do álbum. Duca!

    ResponderExcluir
  2. E eu q tava feliz c/ a minha guitarrinha e meu ampli meia boca tsc tsc tsc #humilhação

    ResponderExcluir