quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Humildade do Grande Gênio!

Por Marcelo Oliveira




Em tempos nos quais os fãs de Rock estão cada vez mais “compartimentados” em segmentos que surgem aos montes a cada dia, como é bom olhar para os grandes monstros e aprender lições importantes.

A todo momento vejo aumentar o número de rockeiros com grave intolerância a outros estilos musicais. Jovens (cada vez mais jovens) que dizem ouvir somente rock e odiar qualquer outra coisa que não seja rock. Pior! Me espanta o crescente número de pessoas que se dizem fãs de um determinando estilo de rock (as vezes de uma única banda) e desprezam todo o resto da vasta e rica variedade que o rock nos oferece. É claro que cada um tem o direito de ouvir o que quiser e de formar seu próprio gosto musical, mas é igualmente verdade que este tipo de postura empobrece o ouvinte e, o que é mais grave, o Rock como um todo.

Pensando nisso, estava me lembrando de alguns grandes exemplos de grandes ícones do Rock que tiveram a coragem de demonstrar admiração por algo além do Rock. E ao meu ver o mais significativo destes exemplos nos foi dado pelo monstruoso Neil Peart. Aquele que é considerado por muitos o maior de todos os bateristas da história do Rock (me incluo entre eles).

Neil Peart sempre demonstrou seu gosto pelo Jazz e sempre disse que era fã de nomes como Buddy Rich e Gene Krupa. Mas o mais surpreendente se deu quando Peart, já um nome consagrado na história do Rock e reconhecidamente um grande mestre da Bateria, resolveu ter aulas de Jazz com outro grande mestre do Jazz: Freddie Gruber. Alguém aí poderia supor que Neil Peart precisasse de aulas seja lá com quem fosse? Pois bem! É necessária uma grande dose de humildade e muito amor pela música para que alguém da estatura deste cara possa se submeter a algo deste tipo.

Neil Peart tendo aulas com Freddie Gruber

O ponto que quero deixar aqui, para nossa reflexão, é que isto nunca fez de Neil Peart um Baterista menos Rock. Pelo contrário! Isto ajudou-o a ser um rockeiro ainda melhor, a tirar um som ainda mais Rock de seu instrumento. Ouvir outras coisas não faz de ninguém menos rockeiro!



Um grande abraço!

Marcelo Oliveira


4 comentários:

  1. Esqueci de dizer no post... quem ouvir a música do vídeo vai identificar que é a música de abertura do programa do Jô Soares!

    Grande Abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Isso é que é uma bateria! A minha ate se despenco de inveja aqui!kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Totalmente de acordo, aliás, quase totalmente, pra mim Neil Peart é o segundo maior bateristad e todos os tempos, o primeiro lugar fica com o imortal John Bonham

    ResponderExcluir
  4. Bonham foi realmente genial!!! Mas o que pesa em favor do Peart, no meu entendimento, é a técnica.

    Mas estes dois bateristas estão num nível acima de todos os outros, pra mim.

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir