quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HammerFall - Infected - Uma perspectiva diferente


Por Vinicius Dio



Nos dias de hoje, quando uma banda vai lançar um disco novo, e fala abertamente que seu som esta soando diferente no trabalho atual por “n” motivos que seja... Eu já fico com o pé atrás! Com o HammerFall não foi diferente! No começo, quando Oscar Dronjak (guitarrista e líder do HammerFall) deu sua declaração a imprensa afirmando que o disco era mais pesado e menos direto que seu antecessor, logo pensei; “Pronto, mais uma banda que vai cair nesse modismo musical, que tem-se tanto por aí hoje em dia! Apesar de não ser muito fã, não tenho nada contra as bandas que fazem musica nesses estilos. Porém o que se vê é que conseqüentemente o Heavy Metal Tradicional, aquele das bandas undergrounds dos anos 80, que eu aprecio tanto, esta cada vez mais escasso no som das bandas atuais! 

Porém, foi ao esperar um disco medíocre que eu felizmente me enganei e me surpreendi! Em pleno 2011, com guitarras pesadas, e uma energia muito contagiante, a banda sueca HammerFall lança o disco intitulado Infected, com padrões dentro de um Heavy Tradicionalista, daqueles que eu já não via mais nos lançamentos dos últimos anos de uma forma geral. Apesar de toda a competência e qualidade musical apresentada no disco, buscar uma “mudança” e conseguir executar isso com competência é difícil, e muitas vezes significa desagradar ou a gregos ou a troianos! E como isso já era de se esperar, aconteceu! Apesar do descontentamento ter sido pequeno, ele ocorreu de uma forma esdrúxula, abusiva e ridícula em boa parte dos comentários de tais autores, mas não de forma generalizada, é lógico! Com criticas absurdas por seus jargões e pelo modo como foram expostas, embasadas em coisas “banais” como capa e tema. Quem leu tais “criticas” sabe o que estou falando, e sabe que não estou exagerando em meus comentários! Pois tem uns e outros por aí que acham que é só o Power Metal que move o mundo! Só lhes falo uma coisa: Não é não! Porém, isso não vem ao caso! Mas acho que vale a pena deixar a observação e a dica para alguns!


Infected é um daqueles discos “porrada” do começo ao fim! Quer dizer... tem uma balada no meio do disco que quebra um pouco o clima, mas nada que atrapalhe a empolgação que o álbum causa em seus ouvintes admiradores, ao contrario, ela é uma espécie de calmaria antes da tempestade! No bom e velho estilo Heavy Metal Tradicional, com influências de Hard/Heavy bem dosadas e um pouco de Power Metal (bem menos que seus antecessores), o disco soa como um misto entre os anos 80 e os dias atuais (mais por causa de sua produção). Assim o HammerFall cria uma sonoridade que não foge de suas influências e raízes, porém com uma pegada um pouco diferenciada dos seus trabalhos anteriores! Pra falar a verdade esse disco parece uma junção entre os discos Glory To The Brave e Crinsom Thunder, mas com uma perspectiva diferente e mais abrangente em termos de influências musicais apresentadas nos discos! Se pararmos para pensar de forma coesa, esse disco é na verdade aquele que mais os aproxima de sua verdadeira essência, afinal o Hammerfall é uma banda de Heavy Metal com bases no Power e não o contrario como muitos aí julgam ser! A sua maior formação musical   se encontra nos pilares do Judas Priest!  E se vocês não acreditam em mim, perguntem isso para o fluente membro da banda e vocalista Joacim Cans qual é o estilo deles!

Por sua vez, o disco fez muito sucesso, principalmente na Europa, onde é o maior território da banda! As primeiras impressões dos jornalistas foram ótimas, e isso parece ter continuado... O disco alcançou o segundo lugar de vendas nas paradas suecas com apenas uma semana e alguns dias de lançamento, perdendo apenas para Lady Gaga! E ao que me parece o HammerFall esta muito mais ativo do que de costume, participando de muitos mais festivais lá fora do que antes!  

Também não era para menos... Com riffs fortes no melhor espírito do Heavy Metal, bases de guitarra bem elaboradas, com lycks bem executados, solos “arrebatadores” (os melhores já apresentados pela banda), vocais excelentes (Cans é um vocalista versátil, daqueles que quanto mais tempo passa melhor fica), linhas de baixo precisas e bem sincronizada com a bateria, e por sua vez as levadas e viradas de bateria contagiantes preenchem o álbum de uma forma aplaudível, e assim os caras se entendem e demonstram que acima de tudo são uma banda de verdade, e que sabem trabalhar como tal! Desta maneira o disco é aberto com a faixa Patient Zero, uma musica que da vontade de bangear cada vez que se ouve o riff saindo das guitarras. O resto do álbum não é diferente, e a cada musica da aquela vontade de vibrar e cantar junto às melodias vocais com toda a força! E a cada solo vem a guitarra imaginaria nas mãos do ouvinte, a cada virada de bateria é uma baqueta que se quebra em sua mente... Meus amigos, só escutando para vocês entenderem o que estou falando! Excelente disco! Analisando de forma geral a estrutura de todos os trabalhos da banda, diria que esse é o melhor álbum juntamente com o Glory To The Brave e o Crinsom Thunder quando se analisa as composições na integra, agora se eu for pegar casos isolados para analisar, como solo, vocal, “virtuosismo na escrita das composições”, influências musicais demonstradas e tal o Infected está anos luz a frente de qualquer disco já feito pela banda a meu ver! Por esses termos concordo plenamente com a afirmação do Joacim Cans quando em uma entrevista disse que este é o disco mais forte da banda, quando você esquece a capa e afins e busca realmente a qualidade das musicas! 

Tenho pra mim, que só não vai gostar do disco aqueles que ainda com a mente fechada, acham que O HammerFall deve prender-se  única e exclusivamente a um único estilo! Sendo que desta forma, tais pessoas acabam não sabendo apreciar e dar o valor necessário aos outros estilos, que são tão bons quanto! 




Abraço! E até a próxima!

Vinicius - @SirAlghouti


3 comentários:

  1. Infected mostra qe sempre serão bons no que fazem,
    e eles são bons em Fazer Heavy Metal com qualidade e respeito o/

    ResponderExcluir
  2. Fui "infectada" a gostar do disco!!!
    Depois de meu namorado colocar esse álbum repetidas vezes para tocar quando eu estava por perto, quase uma lavagem cerebral, sai cantarolando "one more time....one more time" como um robô programado. Depois disso para matar a ânsia das musicas me vi obrigada a escutar por livre e espontânea vontade em minha casa. Creio que eu mesma também tenha infectado algumas outras pessoas com isso.rs

    ResponderExcluir
  3. tenho a discografia do Hammerfall (baixada na internet, óbvio) e gosto muito!!! esse álbum "Infected" é muito bom!! recomendo a todos os amigos!!! heavy metal da mais alta qualidade!!

    ResponderExcluir