quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Graveyard: Ressuscitando o som "perdido"!




Acho que não há melhor termo para descrever essa banda e principalmente o disco Hisingen Blues lançado em 2011 do que... FODA!

Graveyard, é uma dessas bandas mágicas, que te transporta para cenários longínquos logo na primeira audição. Posso lhes garantir que o cenário da vez, oferecido pela sonoridade da banda, é aquele que todo roqueiro das antigas conhece e idolatra. Uma viagem no tempo, talvez para o melhor de todos os momentos do Rock, aonde ou se era, ou não se era fã do estilo! Preparem-se, pois ao ouvir essa banda vocês iram direto para a época “áurea” do Rock’n’ Roll, o impressionante, fabuloso e indiscutível anos setenta!

Sendo uma banda relativamente nova, formada em 2006 em Gotemburgo, Suécia, inicialmente a formação contava com Joakim Nilsson, Rikard Edlund,Axel Sjöberg, e Truls Morck, e um pouco mais tarde sofreu algumas modificações, com a saída de Truls Morck e a entrada Jonatam Ramm. Com a formação nos eixos, seu primeiro trabalho foi lançado  em 2007, e pode-se dizer que o Graveyard é uma banda que diferentemente de seus colegas contemporâneos, não precisou se esforçar muito para entrar no mercado. Pois com apenas um ano de estrada já havia conseguido chamar a atenção da gravadora Record Heaven / Transubstans Records na Europa, responsável por lançamentos de alguns nomes nesse meio. Essa gravadora esta por traz de bandas  como:  SienaRoot, Burning Saviour, Abramis Brama entre outras. 

O primeiro álbum homônimo do Graveyard teve uma boa recepção da critica especializada, e pouco tempo depois de sair na Europa foi negociado pelo selo Tee Pee nos EUA. Apesar de seu primeiro disco ter sido um sucesso de critica, tenho pra mim que o Graveyard demonstra sua força e que veio pra ficar mesmo em seu ultimo lançamento em 2011 o disco intitulado Hisingen Blues! O álbum de certa forma encontra-se nos mesmos padrões e na mesma essência sonora de seu antecessor, porém com musicas mais empolgantes,  envolventes e diretas, naquele bom e velho estilo tão apreciado por muitos! Através de uma levada “vintage” de puro rock setentista a banda impressiona com sua qualidade musical em pleno 2011. Algo que talvez muitas pessoas, assim como eu, achavam que estava perdido no tempo! Com uma bagagem de influências musicais excelentes, seu som fica calcado e bem firme nos pilares de bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Grand Funk Railroad, UFO, Robin Trower , Cream etc. Poder-se-ia dizer que o disco é uma perola em sua totalidade, porém meu destaque vai pra faixa titulo Hisingen Blues e a faixa instrumental intitulada Longing. Além disso, também deixo um destaque para os vocais e os arranjos de uma forma geral! Trocando em miúdos, a banda é demais e enche nossos corações de esperança com 39:32 minutos de pura sonzeira de rock/heavy com pitadas na medida  de um blues psicodélico,  e passagens no stoner com tudo muito bem sincronizado!

Excelente disco, recomendadíssimo, principalmente para os admiradores de um bom som setentista! Vale à pena ter o som dos caras!




13 comentários:

  1. Olha aí, galera! Este é o post de "estréia" do nosso amigo e novo colunista do SRC: Vinicius Dio!!!

    Seja bem vindo, irmão!

    A banda é exatamente isso: FODA!

    grande abraço

    Marcelo Gaúcho

    ResponderExcluir
  2. Esta banda resgata de maneira original o melhor do Rock and Roll dos anos 70's é quase como escutar o Led Zeppelin pela primeira vez. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Opa, obrigado mais uma vez Marcelo! É uma honra me juntar ao seu time nessa empreitada pela paixão que compartilhamos chamado Rock! Valeu...

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, CavalierDeth, e com o texto do Vinicius. Ouvir esta banda é fazer uma viagem no tempo. Muito bom!

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Putz!!!! bão pra caceta!!!
    é o som que gosto de fazer!!!
    parabéns a todos do blog, principalmente ao Vinicius Dio!!!
    muito bom o texto!!!!

    ResponderExcluir
  6. Sr Carffe obrigado pela interação e pelos elogios! Esperamos contar mais vezes com a sua participação tão valorosa pra nós! Muito obrigado mais uma vez irmão! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Valeu de montão, Dick Carffe!!!

    O texto do Vini merece mesmo o elogio. Chegou mandando ver!!! =)

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto Vinicius, após o texto não me acalmei enquanto não ouvi a banda. Realmente sensacional!
    Pirei nos acordes, e hoje a noite vou colocar em uma festinha lá em casa! hahaha

    boa sorte no blog

    VALEU

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado meu amigo Leone Dalla Torre!

    Abraço e tudo de bom para ti!

    ResponderExcluir
  10. Tai o Vinicius Dio fazendo o que faz de melhor, comenta o bom e velho rock n roll. Ótimo texto Vini. Agora que você me passou esse blog sempre vou acompanhar e espero sempre ver posts seus.

    abração mano !

    ResponderExcluir
  11. muito bom o texto e otima banda ke som legal eles fazem vei aki td de bom pra vc ai e boa sorte ai no blog e um abraço a todos

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom, isso mostra o seguinte: não precisa tentar fazer algo novo pra ser bom, resgatar o antigo dá certo também.

    ResponderExcluir
  13. Incrivel o som da banda . verdadeiramente(PODEROSO) . Tem um sentimento profundo alí. gosaria que vc me respondesse "por favor" se o teor das letras não soa muito profano. de repente eu não tenha entendido , e se for o caso me esclareça , desculpe a minha ignorância . mas.eles tem o diabo como figura de adoração ?

    desd'já agradeço a atenção.

    ps. ótimo texto.

    ResponderExcluir