quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Goo Goo Dolls

Por Rafael Takamoto





Eu não sei dizer quantas vezes eu digo que minha banda predileta é o Goo Goo Dolls e sempre ouço a pergunta clássica "é aquela banda que toca Iris?" . Sim, geralmente eu me mato a cada vez que ouço isso. Talvez por ser fã da banda muito antes de descobrir essa música, porém, gostava, mas não sabia quem eles eram, na época ainda não tinha a vantagem de se pesquisar na internet, você gostava, procurava pela banda na lojas de CD, ou vinil, quando achava alguém que sabia, pedia para importar porque raramente encontrava por aqui. Tempos difíceis. Eis que lhes respondo a pergunta. Não, Goo Goo Dolls não é apenas a banda que toca Iris, aliás, em 2008 o vocalista e guitarrista John Rzeznik ganhou um prêmio por composição, nada mais justo para quem já compôs trilha para "A Morte de Freddy Krueger (1991)", "Batman & Robin (2000)", "Planeta do Tesouro (2002)" sem contar as várias músicas da banda que já entraram em trilhas de seriados. E inicialmente o Goo Goo Dolls levava o nome de Sex Maggots. John é o mais novo de cinco filhos, seu pai faleceu aos 55 anos, John tocava guitarra por hobbie e junto de seu amigo Robby Takac formou o Sex Maggots que não obteve sucesso, mais tarde, eles seriam conhecidos como Goo Goo Dolls, já com o baterista George Tutuska, uma banda punk na qual Robby assumia os vocais desde a formação do Sex Maggots em meados dos anos 80 até 87 quando a banda já mudara de nome e gravaria seu primeiro álbum.

Curiosamente seus 2 primeiros albuns, proveniente de um punk agressivo, não tiveram tanta repercursão, até porque na mesma época o cenário musical tinha todo tipo de banda estourando, mas não parecia haver qualquer fresta para os rapazes de Buffalo. E Sex Maggots também é o nome de uma das músicas de 2º álbum, juntamente com uma regravação dos Rolling Stones, Gimme Shelter. Já na década de 90 a consagração da banda. O álbum Hold Me Up de 1991 Robby dividia os vocais nas músicas junto com John (o que acontece até hoje), mas 3 músicas emplacaram nas paradas de sucesso daquele ano (Just The Way You Are, Million Miles Away e Two Days in February), fazendo assim o Goo Goo Dolls ganhar certo reconhecimento da mídia e conquistando mais fãs. Foi então que a banda gravou também "I'm Awake Now" para a trilha sonora do serial killer Freddy Krueger. Com a banda sendo mais reconhecida, o próximo álbum não demorou a sair e emplacar, Superstar Car Wash (1993), é até hoje tido como um dos melhores trabalhos da banda, com vários hits como Falling' Down, Cuz You're Gone (aliás, minha música predileta), We Are The Normal e Stop The World. E então a banda finalmente pôde colher os frutos do seu sucesso, fazendo grande turnê pelos EUA e Europa.

Já no embalo do sucesso que vinham fazendo e com John muitas vezes sendo confundido com seu amigo Jon Bon Jovi, em 1995 eles lançam novo álbum A Boy Named Goo, com os hits Long Way Down, Naked, Name e Flap Top. Agora já abandonando de vez as raízes punk, com os músicos mais entrosados e melhores em seus respectivos instrumentos. Porém, este seria o último álbum no qual o baterista George Tutuska participaria.A banda passou um bom tempo se dividindo em turnê e estúdio, pois já bem conhecidos do publico, esperam que o próximo álbum supere as expectativas do Hold Me Up (1991), já que A Boy Named Goo (1995), teve boa aceitação, mas esperava-se muito mais. E o Goo Goo Dolls não desapontou. Mostrou no álbum Dizzy Up The Girl (1998) que a banda realmente encontrara seu estilo, aquela tendência de um rock alternativo com uma dose pop. Historicamente é o principal álbum da banda, deste saiu Iris, que foi a trilha de Cidade dos Anjos, January Friend e Broadway que entraram na trilha sonora do seriado Charmed, com a participação do grupo no episódio e ainda Acustic #3 que mais tarde viraria tema de Dawson's Creeck. Isso sem contar que deste mesmo álbum ainda teria o grande hit Black Balloon.

Agora o Goo Goo Dolls já era unanimidade, mas ainda assim, havia aqueles desavisados que confundem John Rzeznik com Jon Bon Jovi, Rzeznik, diz que é legal isso e que seria até muito bom para a banda poder abrir shows do Bon Jovi.
E novamente a banda volta a fazer uma grande turnê pelo mundo, agora, graças ao filme Cidade dos Anjos, eles eram ainda mais conhecidos. Já no inicio do século 21 a banda entra em estúdio para preparar seu novo álbum (nesse intervalo de tempo foi lançado uma coletânea Ego Opínion Art & Commerce, de 2001) e também foi quando John compôs I'm Still Here e Always Know Where You Are para o longa animado da Disney, Planeta do Tesouro de 2002. Mesmo ano em que eles lançariam o álbum Gutterflower com boas músicas e a banda assinando de vez que aquele era seu estilo mesmo, os hits foram Big Machine (que por anos foi a música de abertura de seus shows), Think About Me, Here Is Gone e Simphathy.

Ainda no mesmo ano seria gravado um álbum ao vivo, VH1 Storylines, que além das músicas a banda contava sua história.
Já no ano de 2004, no dia da Independência Americana um dos maiores shows da banda de volta em sua casa, Buffalo e grava o CD/DVD Live in Buffalo, com uma faixa inédita e inesperada no show. Give a Little Bit, que só entraria no álbum Let Love In (2006), numa forma de protesto o clip Let Love In trazia imagens de guerras, fome, ódio, pedindo claramente o fim do confronto no Oriente Médio. Deste album os sucessos foram Stay With You, Let Love In e Can't Let Go. E a banda só voltaria a gravar um novo álbum em 2010. Mas nesse espaço de tempo, lançou duas coletâneas, Greatest Hits, vol. 1 e 2, respectivamente em 2007 e 2008, incluindo algumas versões demo de suas próprias musicas e regravações de outros artistas e algumas músicas que foram temas de filmes ou séries incluindo Before It's Too Late musica tema de Transformers. Porém, Real, que foi tema das Olimpíadas de Pequim, não entrou na coletânea. Em 2010 a banda lança seu mais recente álbum Something For The Rest of Us, instrumentalmente um dos melhores, agora o Goo Goo Dolls já com quase 30 anos de estrada, mostram toda sua evolução como músicos e pessoas, Home e Notbroken são os hits deste álbum. E para você que leu até aqui, muito obrigado. Agora vocês já sabem que Goo Goo Dolls está bem além de Iris, mas que graças a ela, eles alcançaram o sucesso.




Rafael Takamoto
http://esquizofreniacoletiva.blogspot.com/




12 comentários:

  1. Galera, este é o post de estréia do nosso amigo Rafael Takamoto!

    Seja bem vindo ao time, irmão!!!

    Grande Abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. pô cara valeu mesmo pelo convite, vou tentar fazer posts sobre as bandas mais alternativas mesmo...
    abraçoooooo

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo, Rafa.

    Eu to tão contente q agora vc vai torrar as paciências dos outros e não só a minha c/ Goo Goo Dolls hahahahaha
    E, me desculpa, mas neste caso a primeira impressão é a q ficou e, p/ mim, GGD será eternamente a banda q fez a trilha sonora de A Cidade dos Anjos.

    ResponderExcluir
  4. isso pq são 6 anos já q te perturbo falando q é muuuuuuuuuuuito mais q isso... hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Mais um recrutado pra fazer parte desse time louco de malucos beleza!? kkk... Seja bem vindo aí Rafael! Boa sorte meu amigo!

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  6. valeu, fui escalado p/ cair de cara no cenario alternativo...
    abraçoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Página oficial Goo Goo Dolls BRASIL, curta agora, e fique por dentro de todas as histórias e novidades !! vale a pena conferir e curtir ;D

      https://www.facebook.com/pages/Goo-Goo-Dolls-Brasil/536692616448193?ref=hl

      Excluir
  7. É isso ae!!! Manda ver no Rock alternativo!!! =D

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Página oficial Goo Goo Dolls BRASIL, curta agora, e fique por dentro de todas as histórias e novidades !! vale a pena conferir e curtir ;D

      https://www.facebook.com/pages/Goo-Goo-Dolls-Brasil/536692616448193?ref=hl

      Excluir
  8. Página oficial Goo Goo Dolls BRASIL, curta agora, e fique por dentro de todas as histórias e novidades !! vale a pena conferir e curtir ;D

    https://www.facebook.com/pages/Goo-Goo-Dolls-Brasil/536692616448193?ref=hl

    ResponderExcluir
  9. Cuz you're gone é minha musica favorita tbm. Pena que nunca tocaram no Brasil, ótima banda!

    ResponderExcluir
  10. Será que um dia vão tocar em território Tupiniquim?

    ResponderExcluir