sexta-feira, 23 de setembro de 2011

“Glamour”, Glitter e Energia! É o Glam Rock/ Metal!!!


Por Schirlei Moraes




O ano era 1988. O dia e o mês não me recordo ao certo. Sei que ainda era uma menina.Tinha apenas 7 anos quando conheci o lado “Glamour” do Rock.


Lembro que minha irmã vivia cantarolando a música de uns rapazes muito... Muito... Digamos, “enfeitados” (risos). Scheila dizia que cantava (e ainda canta) em “minha homenagem” por causa do nome da canção e não do seu conteúdo. Não sabia o que significava a letra, mas gostava da sonoridade.


Certa vez, resolvi pegar o Walkman Cassete de minha irmã para procurar a dita cuja da canção. (se você que está lendo este post nasceu na geração do MP3, provavelmente nem tenha conhecido um Walkman de Fita Cassete. Estes radinhos de pilha eram uma sensação na década de 80! RsRsRs). Não encontrei a música, porém, acabei escutando outras canções que me fizeram conhecer dois estilos que marcariam uma geração: o Glam Rock e o Glam Metal. Achei tudo aquilo o máximo!! 


A cultura Glam teve início na década de 70 com o Glam Rock e seu visual exótico e futurista, tendo destaque bandas como T-Rex, Queen, New York Dolls e artistas como Gary Glitter e David Bowie, que, aliás é considerado o pai desse gênero, em especial na sua fase de Ziggy Stardust e Alladin Sane. O Glam Rock surgiu para expressar liberdade, quebrar conceitos e polemizar tanto visualmente quanto musicalmente. 




Já o Glam Metal surgiu na década de 80 e foi um reflexo das ousadias do Glam Rock. Bandas como Bon Jovi, Skid Row, Twisted Sister, Ratt, Mötley Crüe, Poison, Cinderella são alguns destaques desse estilo, com suas canções sobre fama, mulheres e dinheiro. Até hoje, muitas pessoas ficam na dúvida se o Kiss fez parte desse movimento e confesso que eu mesma já tive essa dúvida. Porém, como me lembrou Marcelo Oliveira numa conversa, é o Glam Metal que tem muito do Kiss! Afinal, o Kiss já era daquele jeito nos anos 70.


Poderia dizer que o Glam foi um estilo mais alegre e caricata do rock que foi marcado não apenas pelo visual andrógino, com cabelos armados, maquiagem exagerada e trajes extravagantes mas também por suas performances de palco repletas de pirotecnia, fogos, fumaça, diversos tipos de iluminação criando assim sedutores espetáculos musicais com elementos cênicos.


O estilo também ganhou força graças aos vídeo-clipes que passavam de forma constante na MTV, popularizando os artistas Glam e suas canções que esbanjavam sexualidade, rebeldia e, até mesmo muito humor, como no caso dos clips  do Queen “I Want to Break Free”  e “I Wanna Rock” da banda Twisted Sister. Acho muito divertido esse vídeo!! Até hoje dou muita risada ao assisti-lo!! (risos)





Este aí abaixo é a versão full do Clip do Twisted Sister, com uma "introdução da introdução". A versão veiculada começava com o professor entrando na sala de aula.





Apesar das semelhanças no visual carregado e performances grandiosas, sempre tive uma preferência maior pelo Glam Metal por ter um som mais pesado do que o Glam Rock. Mas, aprecio ambos os estilos.


Atualmente poderia dizer que encontramos no J-Rock uma forte influência estética do Glam Rock e Glam Metal com a mistura de diversificadas vertentes musicais.


Eu já ia encerrar esta postagem mas recordei-me que ainda não revelei o nome daquela canção que procurava no Walkman de minha irmã (acreditam que o famoso radinho toca até hoje?? – risos). A música era “Fallen Angel” da  banda Poison  e seu refrão nunca saiu de minha mente:  


“…Win big--Mama's fallen angel
Lose big--livin' out her lies
Wants it all--Mama's fallen angel
Lose it all, rollin' the dice of her life…”




Não sou o “Anjo Caído da Mamãe”, ainda bem!! (risos) Porém esta música me traz muitas recordações engraçadas. E apesar de algumas pessoas não apreciarem o Glam, esta foi uma época que passou por minha vida com todo o seu “glamour”, glitter e energia!

Desejo muito rock e muito brilho para vocês!!!

Beijinhos


Schirlei Moraes   
@Doce_Fada



7 comentários:

  1. I Wanna Rock, ROCK!!! Tã nãnãnãnã Tã nãnãnãn...

    ResponderExcluir
  2. Não se fazem mais rokeiros como antigamente...

    ResponderExcluir
  3. Muita coisa mudou no cenário musical... Mas, o importante é que música boa, de qualidade é atemporal. Os visuais extravagantes do Glam passaram (Ou melhor, mais ou menos... Acho que ainda ficaram as sementes no J-Rock, como já citei no texto... rsrsrs), só que ótimas canções ficaram eternizadas. Apenas sei que... I WANNA ROCK!!! RsRsRS

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a matéria....o glam com certeza é um marco na história da música.

    ResponderExcluir
  5. Sou glam rocker, e hoje em dia o preconceito está muito grande!
    Tenho um poodle hair e muitos acham que sou um travesti ou gay..shsuhs
    eu nem ligo, mas seria muito melhor se o preconceito contra glam rockers diminuissem. o glam não morreu, ainda é bastante comum nos E.U.A. EM los angeles por exemplo. La o que mais tem é rapper e glam rocker...
    O Brasil ainda é um país preconceituoso e ser livre por aqui é dificil...
    Hard Sex And Glamour For You Baby!!

    ResponderExcluir
  6. Meu olho ficou suado ao ler sobre o glam metal :')

    ResponderExcluir
  7. Negocio é respeita e aprecia as diferentes fazes do Rock

    ResponderExcluir