domingo, 18 de setembro de 2011

Disco RAMONES - Origem do Punk Rock





Na grande maioria das vezes em que vamos falar de algum estilo ou sub-estilo musical começamos falando de suas influências, reconstruindo um “background” feito de retalhos para dizer que tal estilo é uma decorrência lógica daquilo que lhe precedeu. Mas hoje eu não quero saber se o bebê puxou ao pai, à mãe, à avó, ou ao titio. Eu quero é saber quando a criança nasceu! E se a criança neste caso for o Punk Rock, acredito que seja possível determinar quando e onde foi o parto.

A data: 16 de Abril de 1974. O Local: Manhattan, Nova York, mais especificamente um minúsculo Club Bar conhecido como CBGB & OMFUG, que queria dizer: "Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers".


Ramones com o Bar CBGB ao fundo
Foi nesta data e neste local que quatro garotos do subúrbio nova-iorquino (vestindo jaquetas pretas, calças rasgadas e tênis muito sujos) subiram ao palco para entrarem para a história do Rock. Estes garotos formavam a banda Ramones. O parto do Punk Rock durou aproximadamente 17 minutos, durante os quais o Ramones tocou 20 músicas. A apresentação foi tão perturbadora e impactante que o seu eco se faz sentir quase 40 anos depois. Poucas são as bandas que, ao terem suas histórias contadas, a primeira apresentação oficial é lembrada com tamanha riqueza de informações.

Depois deste show algumas águas passaram por baixo da ponte até que chegasse o ano de 1976. É deste ano o primeiro e mais importante disco dos Ramones e do Punk Rock. Com um custo total de produção de apenas 6.400 Dólares, a Sire Records se encarregou de oferecer ao mundo o disco que recebeu o mesmo nome da banda. Gravado em apenas quatro dias, foram precisos só mais cinco para o trabalho de mixagem.

Sua primeira tiragem poderia ser considerada, do ponto de vista mercadológico, como um retumbante fracasso, uma vez que só foi vendido algo em torno de 7 mil cópias. Porém estas “poucas sementes” caíram em terra muito fértil, o que possibilitou o surgimento de muitas outras bandas de grande importância para o Punk Rock, como por exemplo The Clash e Sex Pistols. Ramones é, sem dúvida, um dos discos mais influentes da história do Rock.

Lado A:
01. “Blitzkrieg Bop” – 2:14 (Tommy Ramone, Dee Dee Ramone)
02. “Beat On The Brat” – 2:31 (Joey Ramone)
03. “Judy Is A Punk” – 1:32 (Joey Ramone, Dee Dee Ramone)
04. “I Wanna Be Your Boyfriend” – 2:24 (Tommy Ramone)
05. “Chain Saw” – 1:56 (Joey Ramone)
06. “Now I Wanna Sniff Some Glue” – 1:35 (Dee Dee Ramone)
07. “I Don’t Wanna Go Down To The Basement” – 2:38 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)

Lado B:
08. “Loudmouth” – 2:14 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)
09. “Havana Affair” – 1:56 (Dee Dee Ramone, Johnny Ramone)
10. “Listen To My Heart” – 1:58 (Ramones)
11. “53rd & 3rd” – 2:21 (Dee Dee Ramone)
12. “Let’s Dance” – 1:51 (Jim Lee)
13. “I Don’t Wanna Walk Around With You” – 1:42 (Dee Dee Ramone)
14. “Today Your Love, Tomorrow The World” – 2:12 (Ramones)


Achei um registro muito interessante. Trata-se de uma apresentação de 1977 dos Ramones no lendário CBGB & OMFUG (dá pra ver como o lugar era tosco). Dividido em duas partes. Assista porque vale muito a pena.






Grande abraço!

Marcelo Oliveira


6 comentários:

  1. Na boa,o lugar pode até ser tosco mesmo hehehe. Mas,só em ter sido lá o nascimento do Ramones ,o lugar se torna memorável,célebre! Mariiah KarolineNa boa,o lugar pode até ser tosco mesmo hehehe. Mas,só em ter sido lá o nascimento do Ramones ,o lugar se torna memorável,célebre! Mariiah Karoline

    ResponderExcluir
  2. Vc tem Toda Razão, Mariiah!!! O CBGB é lendário. Não só o Ramones mas outras bandas importantes passaram por lá... Talking Heads, Television, The Cramps...

    Grande abraço

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. caralho!!
    muito bom cara!
    amo ramones
    puta que pariu
    valeu man
    nunca tinha visto esse show

    ResponderExcluir
  4. Grande Gustavo!!! Temos que agradecer lá ao gênio que upou o video no Youtube!!! =D

    Eu tb só vi ontem, quando procurava um video legal pra postar aqui. Muito bom!

    Grande Abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Nooossa de arrepiar. os caras mandaram muito bem, não é a toa que são referencia até hoje. Parabéns por essa breve passagem da história.Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Tosco, porém muito vibrante depois que os Ramones foram tocar por lá, ashuashuashua
    Mas os Ramones sempre serão a referência quando se trata de punk rock. Esse primeiro disco deles então, só porrada pura, hehe!
    Belo artigo.

    ResponderExcluir