Por Marcelo Oliveira/ Felipe Jurisato
A Gibson, uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais, resolveu apostar na tecnologia e está lançando uma nova guitarra que já está começou a gerar muita polêmica. Eles pegaram um de seus modelos mais clássicos o Firebird, e criaram uma nova edição que só falta vir com o guitarrista junto. Com a ajuda do meu amigo Felipe Jurisato vamos conhecer um pouco da Firebird X Limited Edition.
A nova Firebird é tão cheia de inovações tecnológicas que vem acompanhada de um software. Segundo a fabricante, sua intenção é levar o instrumento “a novos niveis de funcionalidade e usabilidade para os guitarristas mais experientes e para os novatos”.
As mudanças estão em toda parte do instrumento, de sua produção até os mais sutis detalhes. O shape, obviamente, respeita algo do modelo Firebird original, com o braço em formato “C”, para garantir maior sustentação e força nas notas. Na captação ela possui 3 min-humbuckers e um Hexaphonic Piezo na ponte. Um pré-amplificador High Dynamic-Range garante uma guitarra totalmente ativa. Os captadores podem ser usados em paralelo ou individualmente e com a possibilidade de inversão da polaridade.
Software que acompanha a nova Firebird X |
Até aí podemos imaginar uma guitarra bastante comum, mesmo que supostament melhorada. Porém ainda tem muito a ser dito sobre ela. Dentre muitas outras novidades, a nova Firebird vem com uma série de efeitos embutidos, o que servirá para os guitarristas aposentarem ao menos boa parte de suas pedaleiras, segundo a Gibson. Esta integração promete diminuir consideravelmente o nível de ruídos e garantir uma sonoridade mais limpa ainda que com em altos níveis de ganho e distorção. Além diso, ela apresenta um recurso de afinação automática que pode agradar muito aos iniciantes. Outra coisa que me deixou curioso em ver funcionando é a emulação de sonoridades que a Firebird consegue fazer, sempre de acordo com a Gibson, de guitarras famosas.
São tantas inovações em um único produto que seria complicado falar de tudo aqui. Quem quiser saber mais sobre esta novidade, aconselho uma visita ao site da Gibson.
O Lançamento oficial da Firebird X Limited Edition está acontecendo hoje 30/09/11. E o custo inicial é de USD 5.575.
Pra quem se interessar, segue abaixo um vídeo em Inglês da própria Gibson, explicando bastante coisas da guitarra.
Pra quem se interessar, segue abaixo um vídeo em Inglês da própria Gibson, explicando bastante coisas da guitarra.
Um Grande abraço!
Marcelo Oliveira
Bacana, visualmente ainda prefiro a Firebird original, mas esses 3 humbuckers mais o piezo devem dar uma riqueza de timbres interessante. Só acho meio esquisito esse negócio de embutirem pedais de efeito na guitarra, quando tem muita coisa em uma só geralmente o timbre não é tão bom quanto ter um pedal separado, mas pra iniciante é uma boa mesmo, eu só dúvido que a maioria dos iniciantes tenham grana pra uma guitarra dessa.
ResponderExcluirCara, eu concordo com tudo que você falou!
ResponderExcluirNa verdade, eu nunca achei a Firebird, mesmo a original, um modelo bonito. Mas a sonoridade dela fez dela um verdadeiro sonho de consumo. Tomara que isto tenha sido preservado nesta nova versão.
Grande abraço!
Marcelo Oliveira