quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RUSH Assina com a Roadrunner Records



Peguei esta notícia no excelente blog Ultimate Classic Rock. Fiz uma tradução nada profissional, mas o importante mesmo é passar a notícia. 

___________________________________


Depois de mais de 20 anos com a Atlantic Records, Rush assinou com um novo selo. A banda anunciou ontem à tarde que eles tinham assinado com a Roadrunner Records, casa do Megadeth, Lynyrd Skynyrd, Rob Zombie e muitos outros. O Próximo álbum da banda, "Clockwork Angels", será lançado pelo selo, em 2012.

"Em outra época eu trabalhei com o Rush e sua equipe de gestão há mais de 30 anos atrás. E ter, finalmente, o Rush no selo Roadrunner é um sonho tornado realidade", diz Cees Wessels, Presidente da Roadrunner Records. "Sou grato pela confiança de Ray Daniels nesta nova parceria".

Através de seu gerente Ray Daniels, a banda de rock canadense mostrou-se igualmente animada. "Temos enorme respeito pela Roadrunner Records e pelo que Cees Wessels e Jonas Nachsin construiram em nível mundial. Depois da Roadrunner perseguir a banda por anos, Tom Lipsky apresentou um negócio que funcionou, no tempo certo. Queríamos estar em um selo focado no gênero rock - e isso é Roadrunner".

Os primeiro fruto desta negociação será um álbum ao vivo gravado durante a turnê de verão: Time Machine. Mais detalhes sobre esse projeto foram anunciados, mas parece estar separado do DVD "Time Machine", cujo lançamento foi adiado várias vezes, e atualmente está marcada para 08 de novembro a chegada às lojas.

___________________________________

Grande abraço,

Marcelo Oliveira

Homenagem ao Genial Jerry Leiber.


O Rock'n Roll perdeu, no último dia 22, um dos seus geniais progenitores. Faleceu, neste triste dia, de falência cardiopulmonar aos 78 anos, Jerry Leiber. Provavelmente pouco conhecido pelo nome, suas composições, ao contrário, marcaram definitivamente a história do Rock, especialmente nas décadas de 50 e 60.

Junto com seu inseparável parceiro Mike Stoller, Leiber compôs sucessos como "Hound Dog", "Poison Ivy", "Stand By Me", "Kansas City" e "Jailhouse Rock". Suas músicas foram gravadas por artistas da grandeza dos Beatles, Rolling Stones, Jerry Lee Lewis, Little Richard, The Coasters e James Brown, dentre muitos outros. Mas foi na voz do Rei do Rock que a dupla conheceu sua maior interpretação. Elvis Presley ajudou a imortalizar muitas das composições de Leiber e Stoller.


Da esquerda para direita: Mike Stoller, Elvis Presley e Jerry Leiber (1957)

Minha homenagem, como não poderia deixar de ser, será apresentar aqui alguns destes grandes sucessos. Se até agora os nomes do grande compositor e de suas obras não foram suficientes para despertar tua memória, convido a ouvir e me dizer depois se são ou não sucessos imortais.

Originalmente escrita para Big Mama Thornton (que gravou uma versão fantástica), Hound Dog ficou mundialmente conhecida pela versão "escandalosa" de Elvis.


Quem curtiu o movimento Rock Brasil, nos anos 80, vai lembrar agora da versão "Erva Venenosa" para o sucesso Poison Ivy, aqui interpretada pelo The Coasters.


Espetacular versão de Kansas City, numa gravação ao vivo de 1964. The Beatles.


Eu ia fechar com uma versão do Blues Brothers, mas alguém certamente iria me chamar de herege ou coisa que valha, então... Jailhouse Rock, com o Rei!


Valeu muito, Jerry Leiber! Descanse em paz!

Grande abraço,

Marcelo Oliveira


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rock in Rio sem drogas... pero no mucho!


Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), a organização do Rock in Rio 2011 lançou a campanha: "Eu Vou Sem Drogas".


A intenção, segundo os organizadores, é conscientizar os jovens quanto à importância de preservar a saúde e, assim, colaborar na construção de um mundo melhor. As primeiras ações da campanha foram o lançamento do clipe oficial e do site Eu Vou Sem Drogas, no qual os internautas podem tirar dúvidas de forma anônima com vários profissionais especializados no tema.

Tudo muito bom, tudo muito bem... tá certo que o tema é relevante e toda iniciativa neste sentido é, não somente válida, como realmente necessária. Mas, uma dúvida surgiu na minha cabeça: por que eles não começaram levando a campanha a sério em todos os aspectos e desconvidando alguns artistas/bandas? Seria um ótimo começo. E, se a idéia é evitar drogas... o que é essa música do clipe???



Grande abraço! 

Marcelo Oliveira

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto Cine Jazz está de volta ao MAC



Weather Report - Black Market (1976)


Os amantes da música de qualidade não tem do que se queixar, principalmemente os que residem em Niterói, pois o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, pela 2a. vez, está de volta com o projeto Cine Jazz, qualificado evento realizado primeiramente em Dezembro do ano passado.

O idealizador do evento é o produtor e pesquisador Paulo Renato Rocha. Segundo ele a idéia é apresentar no último Sábado de cada mês (até Novembro deste ano), um concerto em vídeo do artista/banda de jazz, para depois com convidados especiais, leiam-se, músicos, promover descontraídas discussões do tema.

No último Sábado de Agosto (dia 27), foi apresentado um vídeo do lendário e saudoso guitarrista de jazz norte-americano, Wes Montgomery, em um show de 1965 (03 anos antes de sua morte), gravado nos Estados Unidos. O convidado na ocasião foi o guitarrista niteroiense Dino Rangel. As demais datas e atrações serão:

- Dia 24 de Setembro, o homenageado será, o também saudoso, baterista e percussionista de jazz americano, Art Blakey e sua banda, a Jazz Messengers, em um show realizado em 1961. O convidado da vez será o baterista Renato Massa (baterista da banda de Ed Motta).

A curiosidade no vídeo abaixo, datado também 1961, fica por conta do jovem tenor saxofonista, trata-se de Wayne Shorter, o mesmo músico que 09 depois formaria o Weather Report.



- Dia 29 de Outubro, o jazz-rock dos anos 70 entra definitivamente em cena, com a conceituada banda americana Weather Report, liderada por Joe Zawinul (tecladista austríaco) e Wayne Shorter (saxofonista americano), ambos com passagens pelo grupo de Miles Davis nos anos 60. O show a ser apresentado foi gravado em Montreal, em 1976, e nesta época contavam em sua formação com o jovem americano e virtuoso, Jaco Pastorious, no baixo, um dos 10 mais no instrumento. Das bandas do estilo, o WR foi uma das que tiveram a vida mais longa: 16 anos ininterruptos (1970-1986). O convidado aqui será o baixista Mazinho Ventura, colaborador de Marcos Valle.

O vídeo a seguir também é de 1976, porém gravado no tradicional Montreux Jazz Festival.



- Dia 26 de Novembro, o foco continua sendo o jazz-rock e a banda em questão é a americana e antológica Mahavishnu Orchestra, do guitarrista e também virtuose, John McLaughlin, contando ainda com os medalhões Jan Hammer (teclados), Jerry Goodman (violinos), Rick Laird (baixo) e Billy Cobham (bateria). O show a ser exibido foi gravado em 1972, em Londres. A banda esteve em atividade de 1971 à 1976, retornando depois em 1984 até 1987. O convidado a participar será o guitarrista Victor Biglione.

Na carona segue vídeo da banda, também gravado em 1972, na França.




Rocha tem em mente prosseguir com o calendário de exibições até o fim de 2012, juntamente com workshops musicais, para isso inscreveu sua proposta, o Cine Jazz, na Lei Rouanet e em editais culturais. Nos resta torcer para que ele consiga patrocínio.

Como detalhe final, as apresentações ocorrerão no auditório do Museu, às 16 horas, nas datas mencionadas. A entrada é sem custo (gratuita), porém apenas 60 lugares estarão disponíveis, portanto é aconselhável chegar, confortavelmente, 40 minutos antes do horário para a distribuição dos convites. O telefone do local é 21 2620-2400.

Aproveitem!!

Fonte: Jornal O Globo

domingo, 28 de agosto de 2011

OPEN HOUSE!


É com muita alegria quem finalmente, estamos dando o "pontapé" inicial no Social Rock Club!




Já fazem alguns meses que estamos pensando neste projeto. O Social Rock Club nasce como apenas mais um blog sobre Rock'n Roll, mas não pretendemos parar por aí. Queremos fazer deste blog um espaço de convivência para os amantes do bom e velho Rock. Um clube de verdade! É por isso que ele já nasce com três "sócios fundadores", autores que postarão ativamente no blog, mas com espaço pra muito mais. Quanto mais pessoas participando melhor será. Vamos trocar idéias, informações, opiniões e impressões.

Portanto, fica já o nosso convite: gosta de Rock? Gosta de um bom papo? Venha fazer parte deste Clube!

Um grande abraço a todos!