segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto Cine Jazz está de volta ao MAC



Weather Report - Black Market (1976)


Os amantes da música de qualidade não tem do que se queixar, principalmemente os que residem em Niterói, pois o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, pela 2a. vez, está de volta com o projeto Cine Jazz, qualificado evento realizado primeiramente em Dezembro do ano passado.

O idealizador do evento é o produtor e pesquisador Paulo Renato Rocha. Segundo ele a idéia é apresentar no último Sábado de cada mês (até Novembro deste ano), um concerto em vídeo do artista/banda de jazz, para depois com convidados especiais, leiam-se, músicos, promover descontraídas discussões do tema.

No último Sábado de Agosto (dia 27), foi apresentado um vídeo do lendário e saudoso guitarrista de jazz norte-americano, Wes Montgomery, em um show de 1965 (03 anos antes de sua morte), gravado nos Estados Unidos. O convidado na ocasião foi o guitarrista niteroiense Dino Rangel. As demais datas e atrações serão:

- Dia 24 de Setembro, o homenageado será, o também saudoso, baterista e percussionista de jazz americano, Art Blakey e sua banda, a Jazz Messengers, em um show realizado em 1961. O convidado da vez será o baterista Renato Massa (baterista da banda de Ed Motta).

A curiosidade no vídeo abaixo, datado também 1961, fica por conta do jovem tenor saxofonista, trata-se de Wayne Shorter, o mesmo músico que 09 depois formaria o Weather Report.



- Dia 29 de Outubro, o jazz-rock dos anos 70 entra definitivamente em cena, com a conceituada banda americana Weather Report, liderada por Joe Zawinul (tecladista austríaco) e Wayne Shorter (saxofonista americano), ambos com passagens pelo grupo de Miles Davis nos anos 60. O show a ser apresentado foi gravado em Montreal, em 1976, e nesta época contavam em sua formação com o jovem americano e virtuoso, Jaco Pastorious, no baixo, um dos 10 mais no instrumento. Das bandas do estilo, o WR foi uma das que tiveram a vida mais longa: 16 anos ininterruptos (1970-1986). O convidado aqui será o baixista Mazinho Ventura, colaborador de Marcos Valle.

O vídeo a seguir também é de 1976, porém gravado no tradicional Montreux Jazz Festival.



- Dia 26 de Novembro, o foco continua sendo o jazz-rock e a banda em questão é a americana e antológica Mahavishnu Orchestra, do guitarrista e também virtuose, John McLaughlin, contando ainda com os medalhões Jan Hammer (teclados), Jerry Goodman (violinos), Rick Laird (baixo) e Billy Cobham (bateria). O show a ser exibido foi gravado em 1972, em Londres. A banda esteve em atividade de 1971 à 1976, retornando depois em 1984 até 1987. O convidado a participar será o guitarrista Victor Biglione.

Na carona segue vídeo da banda, também gravado em 1972, na França.




Rocha tem em mente prosseguir com o calendário de exibições até o fim de 2012, juntamente com workshops musicais, para isso inscreveu sua proposta, o Cine Jazz, na Lei Rouanet e em editais culturais. Nos resta torcer para que ele consiga patrocínio.

Como detalhe final, as apresentações ocorrerão no auditório do Museu, às 16 horas, nas datas mencionadas. A entrada é sem custo (gratuita), porém apenas 60 lugares estarão disponíveis, portanto é aconselhável chegar, confortavelmente, 40 minutos antes do horário para a distribuição dos convites. O telefone do local é 21 2620-2400.

Aproveitem!!

Fonte: Jornal O Globo

Um comentário:

  1. Rapaz! Parabéns ao Paulo Renato Rocha e a todos os envolvidos na organização deste projeto.

    Música de qualidade, papo com quem entende do assunto, num espaço super bacana e tudo isso "de grátis"!!! Não dá pra perder...

    Valeu por trazer esta notícia, grande Camelo!

    abs

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir