quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Slash Rock And Fucking Roll

Por Ulisses Putz


Olá pessoal, hoje vou apresentar, para quem não conhece, o primeiro álbum solo do guitarrista Slash. Este álbum apresenta vários músicos em diferentes canções, incluindo quatro dos cinco membros do Guns na época do “Apetite For Destruction”: o próprio Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler. Ou seja, Axl Rose foi o único a não participar.

Em sua autobiografia (2007), Slash diz que já estava planejando um álbum solo e no dia 09/12/2009 ele postou em seu facebook: "We picked a mastering engineer yesterday, someone I've used for years. Test tracks sound fantastic. We start the process next week."

Slash foi o principal compositor de todas as faixas, recebendo ajuda de diversos músicos para escrever as faixas nas quais eles mesmos participaram. A faixa de abertura, "Ghost" fala do próprio rock 'n' roll, que esta quase morto hoje em dia. "Crucify the Dead" é um música ambígua, pois Ozzy diz que essa música traduz o que Slash gostaria de dizer para Axl Rose, mas Slash nega dizendo que a letra simplesmente fala de músicos que não se dão bem entre sí. "Beautiful Dangerous" foi escrita para uma voz feminina, pois fala de como a beleza de uma mulher engana as pessoas e pode manipular os homens. Nesta música quem canta é a Fergie e a explicação da letra faz jus ao clipe. Outras faixas como "Back from Cali", "Starlight" e "Gotten" possuem influências simples e falam de coisas como desilusões, esperança e fama.



As músicas são:

1."Ghost" (com Ian Astbury & Izzy Stradlin) 3:34
2."Crucify the Dead" (com Ozzy Osbourne) 4:04
3."Beautiful Dangerous" (com Fergie) 4:41
4."Back from Cali" (com Myles Kennedy) 3:35
5."Promise" (com Chris Cornell) 4:41
6."By the Sword" (com Andrew Stockdale) 4:50
7."Gotten" (com Adam Levine) 5:05
8."Doctor Alibi" (com Lemmy) 3:07
9."Watch This" (com Dave Grohl & Duff McKagan) 3:46
10."I Hold On" (com Kid Rock) 4:10
11."Nothing to Say" (com M. Shadows) 5:27
12."Starlight" (com Myles Kennedy) 5:25
13."Saint is a Sinner Too" (com Rocco DeLuca) 3:28
14."We're All Gonna Die"(com Iggy Pop) 4:30

Versão australiana do iTunes:

15. Chains and Shackles (com Nick Oliveri)
16. Paradise City (com Cypress Hill & Fergie)

Versão americana do iTunes:

15. Mother Maria (com Beth Hart)
16. Sahara (English Version) (com Koshi Inaba)

Best Buy Exclusive/Napster/Brazilian version:

15. Paradise City (com Cypress Hill & Fergie)
16. Baby Can't Drive (com Alice Cooper, Nicole Scherzinger, Steven Adler & Flea)

Classic Rock Slashpack Edition:

15. Baby Can't Drive (com Alice Cooper, Nicole Scherzinger, Steven Adler & Flea)

Em 19 de janeiro de 2010 Slash juntou-se ao projeto do Linkin Park, Music for Relief, junto com outros artistas e doou uma faixa inédita para ajudar as vítimas da tragédia do terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro de 2010; a canção escolhida foi "Mother Maria" com o vocal de Beth Hart. Em 1 de fevereiro de 2010 a Ultimate-Guitar.com revelou a lista de faixas e a arte de capa do álbum, produzida a partir de uma pintura de Ron English, artista surrealista e amigo de Slash.

Logo após ser lançado o álbum entrou para a Bilboard 200 em 3º lugar já na primeira semana. O álbum também estreou no número um no Canadá, Áustria, Nova Zelândia e Suécia, enquanto ele também entrou no top 20 na Alemanha, Finlândia, Austrália, França, Noruega, Polônia e Suíça.

Em 10 de março de 2010, Slash anunciou a line-up completa para a próxima turnê, além de Myles Kennedy e ele próprio, Bobby Schneck (Slash's Blues Ball, Aerosmith) na guitarra rítmica, Henning Dave (Big Wreck) no baixo e Brent Fitz (Alice Cooper) na bateria.

Em abril de 2011 a banda passou por aqui fazendo apresentações no Rio de Janeiro (dia 06 de abril), São Paulo (dia 07 de abril) e em Curitiba (dia 08 de abril).

Em junho deste ano Slash disse em uma estação de radio norte americana que pretende lançar seu segundo álbum solo em meados de março ou abril de 2012, com Myles Kennedy desta vez em todos os vocais. Slash afirmou que ele e Myles passaram a turnê compondo e que já tem o material de quase todo o Cd pronto.



Um abraço a todos e até a próxima.

Ulisses Putz


5 comentários:

  1. O Rock'n Roll está quase morto? Acho que o que este cara anda tomando não vende em farmácia não...

    Grande abraço!

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. po, o slash é fodão, mas essa parceria c/ a fergie, não sei, não achei legal qdo vi no superbowl... mas vai q só eu q não gostei...

    ResponderExcluir
  3. Ah, em partes eu também acho que o Rock está meio morto sim. Sem muitas bandas novas aparecendo, a ultima novidade que gostei foi o Chikenfoot. E ainda assim eu tive que me forçar um pouco.
    Claro que sou meio suspeito pra falar do Slash, mas gostei muito deste álbum. Parcerias legais, e até quem eu achei que não ia combinar (Kid Rock) ficou legal...

    ResponderExcluir
  4. Cara, o albúm tá massa mesmo, mas como O Rafael já citou, parceria cm a Fergie??? Deixa quieto... @MariiahMK

    ResponderExcluir