Pages

sábado, 15 de outubro de 2011

Breve História do Metal

Por Emanuel Amaral




Nesta resenha eu pretendo contar aos fãs de rock um pouco da história de um dos mais importantes estilos... O HEAVY METAL!

“’Metal’ é a palavra que define um dos gêneros mais fragmentados e extremos do rock. O termo vem de “Heavy Metal” (metal pesado). Conta-se que foi o escritor beat William Burroughs o primeiro artista a tirar o termo do mundo da química, enquanto tantos outros discutem quais foram as primeiras bandas associadas ao gênero. O primeiro grupo a utilizar a expressão “Heavy Metal” em uma música foi o Steppenwolf, na clássica faixa “Born to Be Wild”.

Durante a década de 1970 o Heavy Metal foi o rótulo de várias bandas de Hard Rock, influenciadas pelo Rock Blues eletrizante das bandas inglesas como Kinks, Rolling Stones e Yardbirds. Led Zeppelin, Deep Purple, Cream e Blue Cheer também estão entre os pioneiros do gênero, mas um grupo pode ser considerado o “pai” do estilo. O Black Sabbath, com seu pesado e claustrofóbico primeiro disco, homônimo, deu a luz à um mundo de escuridão.

A partir da década de 80, com o chamado “New Wave of British Heavy Metal” (“Nova Onda Do Heavy Metal Britânico”), o estilo começou a se “popularizar”, fragmentando-se logo após em várias frentes: Power Metal, Black Metal, Doom Metal, Death Metal, Thrash Metal, Hair Metal, Speed Metal e mais unm sem número de subgêneros.

Alguns álbuns fundamentais para o Heavy Metal (na minha opinião):

Black Sabbath – “Black Sabbath” (1970) – O álbum que oficialmente deu origem a tudo. Calcado no peso e nos filmes de terror dos quais eram fãs, o antigo Earth cunhou um dos mais macabros momentos da história da música. Duas músicas definem esse maravilhoso álbum: a faixa-título, abrindo o álbum em tom menor, com o som sinistro da chuva e sinos. E a macabra “N.I.B.``, com sua frase: “Meu nome é Lúcifer, por favor, pegue minha mão”.




KISS – “Alive”(1975) - Para esse álbum só tenho uma coisa para dizer: “Rock n`Roll All Nite”. Não precisa de mais nada...




RUSH – “Fly By Night” (1975) - Você pode dizer: “Mas RUSH é Rock Progressivo!” Mas eu te digo: uma banda que influenciou grandes nomes do Heavy Metal (entre eles, o Metallica) não poderia ficar de fora dessa lista. Um álbum de grande importância, e com músicas fantásticas. Entre elas, ``In The End``.




Judas Priest – “British Steel” (1980) - Um dos álbuns mais importantes do Heavy Metal, contando com o vocal de Rob Halford: nada mais, nada menos que o “Deus do Metal”.




Motörhead – “No Sleep `Til Hammersmith” (1981) – Neste clássico a banda de Lemmy, famosa pelas apresentações bombásticas, mostra todo o seu poder no palco, detonando hinos como “Ace of Spades”, “Overkill”, entre outros. Simplesmente fantástico.





Iron Maiden – “The Number Of The Beast” (1982) – O álbum que alçou a banda ao patamar de um dos grupos mais influentes do Heavy Metal. Qual metaleiro nunca ouviu o refrão impactante, na qual Bruce Dickinson evoca o número da besta, para o desespero dos pais? 




Venom – “Black Metal” (1982) - O Venom levou a tarefa de assustar os pais ao extremo com seu segundo álbum, e de lambuja criou e nomeou um subgênero onde o satanismo e o oculto influenciariam as bandas que viriam posteriormente. Faixas como “Countess Bathory”, “Leave Me in Hell” e “Black Metal” representam muito bem a proposta “obscura” da banda.




Slayer – “Reign in Blood” (1986) - Em 1986, na efervescente cena Thrash da Bay Area, Tom Araya, Kerry King e companhia criaram um dos álbuns mais brutais, rápidos e agressivos, numa época em que as grandes gravadoras se voltavam para as bandas mais pesadas. “Reign in Blood” misturou tudo o que havia de mais extremo, no som e nos temas, para criar uma obra prima do Heavy Metal.




Metallica – “Master of Puppets” (1986) – Na mesma época, outra banda de Thrash Metal cunhou mais uma obra-prima do estilo. O álbum fecha uma fase áurea com chave-de-ouro, como se o grupo soubesse o que viria a acontecer de fatídico com Cliff Burton.




Helloween – “The Keeper of the Seven Keys Pt.1” (1987) - O Heavy Metal “melódico”, ou Power Metal, é a característica dessa banda, considerada o “pai” deste subgênero tão controverso. E a origem do estilo se deu neste álbum, com clássicos como “Twilight of the Gods” e “Future World”.




System of a Down – “Toxicity” (2001) - Porradas como “Prison Song” e a faixa-título chamam a atenção no principal disco da banda, assim como outras canções com momentos mais “pop” (e ainda pesadas) como “Aerials” e o hit “Chop Suey”.




É isso ai... Um pouco da história do Heavy Metal...

Valeu... Um abraço! 

@BLSheavyemanuel

5 comentários:

  1. E ESSE É MAIS UM TEXTO DO NOSSO AMIGO EMANUEL!

    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  2. É... você citou bons exemplos davariadas formas do Heavy Metal ao longo do tempo. Todos com suas partes boas e ruins, mas pra ser sincera, gosto de todas as bandas aí listadas!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  3. Só tenho a agradecer pela breve história. Essas são todas bandas que eu amo, sem exceção de nenhuma delas, e saber um pouco mais de como tudo começou é sempre muito bom. Ta ai minha play list de sábado a noite, rs. Valeu... ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a matéria sobre a história do Metal *____* e ainda mais, ver boa parte das minhas bandas favoritas aqui. O blog está de parabéns^^

    ResponderExcluir
  5. VALEU parceiro (vinicius dio, e a todos do social rock club) por publicarem mais um dos meus posts...valeu a todos pelos comentarios e por terem aprovado...estou começando minha "jornada" no social rock club com os dois posts,(esse e o do Black Label Society) e vem mai por ai... mais um louco por rock para dar uma força a esse grande blog...paixao pelo rock compartilhada...como o Marcelo falou a um tempo atras e que eu venho levando comigo desde entao...pode nao ser uma ideia atual mais vale muito para os nossos dias em que o rock e os rockeiros estao com os olhos vendados e precissam enchergar... "UNIAO PELO ROCK" esse deve ser o grito dos rockeiros pelo mundo a fora... @BLSheavyemanuel... me sigam no twitter...sigo todos de volta...valeu

    ResponderExcluir